Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43419
Tipo: Artigo de Periódico
Título: 'Não verás país nenhum': políticas educacionais e perspectivas de desenvolvimento econômico no brasil
Título(s) alternativo(s): “You mon’t see any country”: educational policies and economic development prospects in Brasil
Autor(es): Lúcia Valadares Sartório
Leonardo Gomes de Deus
Resumo: O artigo reconstitui as propostas de desenvolvimento no Brasil do século XX e seus efeitos sobre as políticas educacionais. Se no período nacionaldesenvolvimentista houve uma expansão da oferta de escolas e do acesso, a partir de 1990 ocorreu um retrocesso. Com o processo de municipalização do ensino fundamental, ocorreu o fechamento paulatino de escolas das redes estaduais de ensino. Discutem-se os projetos de país e suas implicações para a educação, para avaliar alternativas contemporâneas.
Abstract: The paper discusses the main ideas for the economic development in Brazil during the 20th century and their effects on educational policies. Through the developmentalism years the supply of public schools increased, while a decline is observable since the 1990’s. The paper demonstrates how the municipalization of public schools has endangered the universalization of access to education and its quality. This process begun during the Dictatorship of 1964 and has not changed after democratization.
Assunto: Política educacional
Escolas de primeiro grau
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43419
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://verinotio.org/conteudo/0.5428353776622893.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas
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