Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43487
Type: Artigo de Periódico
Title: Arquitetura da informação pervasiva: contribuições para os ambientes virtuais de aprendizagem
Authors: Henry Poncio Cruz de Oliveira
Ráisa Mendes Fernandes de Souza
Abstract: A Arquitetura da Informação é uma área do conhecimento que fornece uma base teórica para estruturação e organização informacional dos ambientes digitais. Baseada nos princípios dessa área, esta investigação tem como objetivo geral entender como a Arquitetura da Informação Pervasiva pode contribuir para a elaboração de ambientes virtuais de aprendizagem. Após a apresentação dos conceitos que permeiam o universo dos ambientes virtuais de aprendizagem e da Arquitetura da Informação, concluiu-se que a aprendizagem colaborativa pode ser potencializada por meio da criação de estruturas ecológicas intuitivas, práticas e funcionais. É essencial a preocupação para que o AVA esteja customizado de acordo com seu público, garantindo melhor estruturação dos links e o acesso às informações e ao próprio conteúdo postado. A principal contribuição desta pesquisa é a proposta de uma discussão que sirva como insumo para o posterior desenvolvimento de ambientes informacionais educacionais e digitais, levando em conta princípios da Arquitetura da Informação.
Subject: Arquitetura da Informação Pervasiva
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ciência da informação
Ecologias Informacionais Complexas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43487
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/42604
metadata.dc.relation.ispartof: Informação em pauta
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_Arquitetura da informação pervasiva.pdf758.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.