Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/43507
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O papel da liderança na gestão do conhecimento para a inovação organizacional
Autor(es): Christiana Vidal Simões
primer Tutor: Claudio Paixão Anastácio de Paula
Resumen: Na segunda década do século XXI é notório que a Gestão do Conhecimento tem papel essencial no ambiente organizacional. Pode-se afirmar que tal gestão é uma forma de as empresas buscarem um diferencial competitivo, tomando o conhecimento como o elemento central para a transformação e a inovação corporativa – e isso só é possível se houver a participação de colaboradores bem capacitados e bem orientados por meio de lideranças democráticas e consultivas. O presente estudo analisa, sob a ótica da Gestão do Conhecimento, três casos clássicos de organizações, institutos e grupos que, por meio do compartilhamento de informações e conhecimento, conseguiram alcançar resultados extraordinários, que mudaram o rumo da História, conquistando diferencial de extrema importância para a manutenção e a inovação dos seus trabalhos, produtos e serviços. Esses três casos, extraídos do livro A emoção e a regra – os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950, de autoria do sociólogo italiano Domenico De Masi, quando revistos a partir da ótica da Gestão do Conhecimento evidenciam, de forma clara, a importância de lideranças e do compartilhamento de informações e ideias, oferecendo insights essenciais para as organizações atuais que se interessem por aprimorar suas ações para a Gestão do Conhecimento e demonstrando como essa pode se converter em inovação organizacional. São, portanto, analisados os casos: o Círculo Matemático de Palermo, o Círculo Filosófico de Viena e a Casa Thonet. Conclui se apontando as maneiras pelas quais a idealização e o trabalho coletivo podem ser utilizados para unir, de forma eficaz e estratégica, a Gestão de Pessoas e a Gestão da Informação e do Conhecimento, criando uma cultura inovadora alicerçada em lideranças democráticas e consultivas e na adesão ao trabalho em equipe.
Abstract: In this second decade of the twenty-first century, it is notorious that knowledge management plays an essential role in the organizational environment. It can be said that knowledge management is a way for companies to seek a competitive differential, taking knowledge as the central element for transformation and corporate innovation – and this is only possible if there is the participation of well-trained and well-qualified employees, through an advisory and democratic leadership. The present monograph analyzes, from the point of view of Knowledge Management, three classic cases of organizations, institutes and groups that through the sharing of information and knowledge have managed to achieve extraordinary results that have changed the course of history conquering differentials of extreme importance for maintenance and innovation of their work, products and services. These three cases, taken from the book by the Italian author Domenico de Masi, "A emoção e a regra – os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950", when reviewed from the viewpoint of Knowledge Management, clearly demonstrate the importance of Leadership and shared of information and ideas that provide essential insights for current organizations that are interested in improving their actions for achieving knowledge management and demonstrate how it can be transformed in organizational innovation. The cases that have been analyzed are: “O Círculo Matemático de Palermo”, “O Círculo Filosófico de Viena” e a “Casa Thonet”. It concludes by pointing out the ways in which idealization and collective work can be used to efficiently and strategically link People Management and Information and Knowledge Management, by creating an innovative culture based on advisory and democratic leadership and in the accession of teamwork.
Asunto: Liderança
Gestão do conhecimento
Desenvolvimento organizacional
Criatividade
Grupos de trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão de Informação e Pessoas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43507
Fecha del documento: 2-jun-2017
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão de Informação e Pessoas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Christiana TCC-2 FINAL_revisado_final_3 _1_ 11 jul. 17 _5_.pdf211.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.