Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Claudio Paixão Anastácio de Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8966520652185410pt_BR
dc.creatorChristiana Vidal Simõespt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T13:40:27Z-
dc.date.available2022-07-21T13:40:27Z-
dc.date.issued2017-06-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43507-
dc.description.abstractIn this second decade of the twenty-first century, it is notorious that knowledge management plays an essential role in the organizational environment. It can be said that knowledge management is a way for companies to seek a competitive differential, taking knowledge as the central element for transformation and corporate innovation – and this is only possible if there is the participation of well-trained and well-qualified employees, through an advisory and democratic leadership. The present monograph analyzes, from the point of view of Knowledge Management, three classic cases of organizations, institutes and groups that through the sharing of information and knowledge have managed to achieve extraordinary results that have changed the course of history conquering differentials of extreme importance for maintenance and innovation of their work, products and services. These three cases, taken from the book by the Italian author Domenico de Masi, "A emoção e a regra – os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950", when reviewed from the viewpoint of Knowledge Management, clearly demonstrate the importance of Leadership and shared of information and ideas that provide essential insights for current organizations that are interested in improving their actions for achieving knowledge management and demonstrate how it can be transformed in organizational innovation. The cases that have been analyzed are: “O Círculo Matemático de Palermo”, “O Círculo Filosófico de Viena” e a “Casa Thonet”. It concludes by pointing out the ways in which idealization and collective work can be used to efficiently and strategically link People Management and Information and Knowledge Management, by creating an innovative culture based on advisory and democratic leadership and in the accession of teamwork.pt_BR
dc.description.resumoNa segunda década do século XXI é notório que a Gestão do Conhecimento tem papel essencial no ambiente organizacional. Pode-se afirmar que tal gestão é uma forma de as empresas buscarem um diferencial competitivo, tomando o conhecimento como o elemento central para a transformação e a inovação corporativa – e isso só é possível se houver a participação de colaboradores bem capacitados e bem orientados por meio de lideranças democráticas e consultivas. O presente estudo analisa, sob a ótica da Gestão do Conhecimento, três casos clássicos de organizações, institutos e grupos que, por meio do compartilhamento de informações e conhecimento, conseguiram alcançar resultados extraordinários, que mudaram o rumo da História, conquistando diferencial de extrema importância para a manutenção e a inovação dos seus trabalhos, produtos e serviços. Esses três casos, extraídos do livro A emoção e a regra – os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950, de autoria do sociólogo italiano Domenico De Masi, quando revistos a partir da ótica da Gestão do Conhecimento evidenciam, de forma clara, a importância de lideranças e do compartilhamento de informações e ideias, oferecendo insights essenciais para as organizações atuais que se interessem por aprimorar suas ações para a Gestão do Conhecimento e demonstrando como essa pode se converter em inovação organizacional. São, portanto, analisados os casos: o Círculo Matemático de Palermo, o Círculo Filosófico de Viena e a Casa Thonet. Conclui se apontando as maneiras pelas quais a idealização e o trabalho coletivo podem ser utilizados para unir, de forma eficaz e estratégica, a Gestão de Pessoas e a Gestão da Informação e do Conhecimento, criando uma cultura inovadora alicerçada em lideranças democráticas e consultivas e na adesão ao trabalho em equipe.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Informação e Pessoaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInovação organizacionalpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEquipept_BR
dc.subjectTrabalho em equipept_BR
dc.subjectGrupos criativospt_BR
dc.subject.otherLiderançapt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.subject.otherGrupos de trabalhopt_BR
dc.titleO papel da liderança na gestão do conhecimento para a inovação organizacionalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Informação e Pessoas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Christiana TCC-2 FINAL_revisado_final_3 _1_ 11 jul. 17 _5_.pdf211.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.