Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mônica Erichsen Nassifpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8156406349115643pt_BR
dc.contributor.referee1Cláudio Paixão Anastácio de Paulapt_BR
dc.creatorDaniel Frossard Papinipt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T14:29:04Z-
dc.date.available2022-07-21T14:29:04Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43514-
dc.description.abstractThis work had as fundamental objective to identify if the Information and Knowledge Management has been determinant to assist the process of decision making in the Sistema OCEMG. And it is justified in the fact that we are living the age of information and knowledge and this being an input necessary to generate intelligence, a differential factor of competitiveness. The descriptive research was carried out in a qualitative way, using the case study method. From seven interviews with employees of the Sistema OCEMG, being: a representative of the board, three actors that act directly in the area of storage and production of information and three users of the information. The results show that the Information and Knowledge Management in the Sistema OCEMG has been substantially important for the decision making of the senior management. However, it makes clear that this activity is in a natural evolutionary process, which still has much capacity for progression.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo fundamental identificar se a Gestão da Informação e do Conhecimento tem sido determinante para auxiliar o processo de tomada de decisão no Sistema OCEMG. E se justifica no fato de vivenciarmos a era da informação e do conhecimento e este ser um insumo necessário para gerar inteligência, fator diferencial de competitividade. A pesquisa descritiva foi realizada em caráter qualitativo, utilizando o método de estudo de caso. A partir de sete entrevistas realizadas com funcionários do Sistema OCEMG, sendo: um representante da diretoria, três atores que atuam diretamente na área de armazenamento e produção de informação e três usuários das informações. Os resultados alcançados demonstram que a Gestão da Informação e do Conhecimento no Sistema OCEMG tem sido substancialmente importante para a tomada de decisão da alta direção. Porém, deixa claro que esta atividade se encontra em um processo evolutivo natural, que ainda se tem muita margem para progressão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Informação e Pessoaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da informação e conhecimentopt_BR
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subjectSociedades cooperativaspt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subject.otherProcesso decisóriopt_BR
dc.subject.otherGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subject.otherCooperativismopt_BR
dc.titleUsando a gestão da informação e do conhecimento para a tomada de decisão da monografiapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Informação e Pessoas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Papini_2017.pdf239.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.