Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43579
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A importância da gestão do conhecimento e da informação no processo de design thinking
Autor(es): Daniela Oliveira Marra
Primeiro Orientador: Fernando Silva Parreiras
Primeiro membro da banca : Ricardo Rodrigues Barbosa
Resumo: Com os avanços tecnológicos, uma organização precisa se reestruturar para se manter no mercado global. Os clientes possuem uma gama de informações que lhes permitem comparar produtos de empresas concorrentes e encontrar o melhor custo benefício. Para se manterem competitivas, as empresas precisam pensar além, suprimir gastos e entender o cliente. Para se manterem competitivas as empresa precisam inovar, pensar diferente, mas como elas podem trabalhar as informações e os conhecimentos que detêm e aprimorá-los? O presente trabalho aborda conceitos de Gestão da informação, Gestão de Conhecimento e Design Thinking, fazendo uma inter-relação entre os mesmos e demonstrando que é possível criar novos conhecimentos e agregar quando aplicada a metodologia do Design Thinking com suas ferramentas. Além disso, o presente trabalho demonstra a importância de se inserir pessoas de diversas áreas da organização, no intuito de gerar novos conhecimentos e soluções, permitindo que os participantes tenham visão macro do processo e possam compartilhar suas experiências, transformando o conhecimento tácito em explícito e tornando possível um ambiente de cocriação. Este trabalho foi elaborado por revisão de literatura, buscando conceitos e informações que possibilitaram uma visão qualitativa dos benefícios do Design Thinkingjunto com a Gestão do Conhecimento e da Informação, além de demonstrar a importância do fator humano na busca pela nova forma de pensar e criar soluções. A inter-relação entre diversos setores de uma organização possibilita a troca de informações e conhecimento, que são fundamentais para criação de novos conhecimentos. A Gestão do conhecimento tácito e explícito e a gestão da informação possibilitam a criação de soluções, mas quando utilizadas com a metodologia do Design Thinking,é possível buscar soluções inovadoras, fazendo com que as pessoas se sintam parte da inovação e comecem a pensar diferente seus próprios fluxos e ações, trazendo inovação e permitindo que a organização se mantenha competitiva no mercado globalizado.
Abstract: With technological advances, an organization needs to restructure itself to keep its relevance in the global market. Customers nowadays have a wide range of information that allows them to compare between competing companies' products and find the best cost-benefit relation. To stay competitive, companies have to think beyond, hold expenses and understand the customer. To stay competitive, companies have to innovate, think differently, but how can they work the knowledge and information they already have and better them? The present work approaches Information Management, Knowledge Management and Design Thinking concepts, interrelating among them and showing it is possible to create and aggregate new knowledge when applying Design Thinking methodologies and its tools. Besides all this, this paper displays the importance of sharing the knowledge of people from different areas in the organization, to generate new knowledge and solutions, allowing the participants to have a bigger picture view of the process and to share experience, turning implicit knowledge into explicit knowledge, making a co-creating environment possible. This paper was created by reviewing literature, searching for concepts and information that would allow for a qualitative view of Design Thinking's benefits, along with Knowledge and Information Management, and showing the importance of the human factor in the search of a new way of thinking and creating solutions. The interrelation among several areas in an organization allows for the knowledge and information exchange, which are essential for the creation of new knowledge. Implicit and explicit knowledge management and information management make solution creation possible, but when used with Design Thinking methodology, you can search for innovative solutions, making people feel as they are part of the innovation process and start to think their own workflows and actions differently, bringing innovation and allowing the organization to stay competitive in a globalized market.
Assunto: Gestão do conhecimento
Gerenciamento da informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão de Informação e Pessoas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43579
Data do documento: 31-Out-2017
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Informação e Pessoas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DANIELA_UFMG 11 2017.pdf498.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.