Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43670
Tipo: Monografia (especialização)
Título: English Language Teaching in the 21st Century
Título(s) alternativo(s): Língua inglesa - Estudo e ensino
Autor(es): Pablo Augusto dos Santos Torres de Matos
Primeiro Orientador: Marisa Mendonça Carneiro
Primeiro membro da banca : Raquel Rossini Cardoso
Resumo: O ensino no século XXI é um desafio, mas ao mesmo tempo, sempre existe espaço para a aprendizagem no âmbito da sala de aula. No mundo atual, o ensino da Língua Inglesa precisa estar alinhado com o desenvolvimento de competências do século XXI. De um lado, nós, professores de Língua Inglesa, devemos equipar os nossos alunos com as habilidades linguísticas necessárias para o sucesso na vida acadêmica, mas por outro lado, também devemos encontrar formas desenvolver e integrar o trabalho com outras competências no currículo acadêmico, como pensamento crítico, comunicação e colaboração. Além disso, a tecnologia, em seu sentido mais amplo, se tornou uma importante ferramenta no que tange o processo de ensino-aprendizagem. A internet deu luz a uma nova ordem social, e segundo Manuel Castells, diretor do Instituto Interdisciplinar da Internet na Universidade da Catalunha (UOC), a internet se tornou a tecnologia decisiva da Era da Informação. As unidades a seguir foram elaboradas para alunos do 9º ano dos Anos Finais, com um nível B1 de inglês, os quais se demonstram entusiasmados com o universo da internet e das redes sociais. Sem sombra de dúvidas, a língua tem uma função social, portanto, é de extrema importância que os alunos possam trabalhar com material autêntico a fim de tornar mais significativo o uso da língua alvo em suas interações orais e sociais. Em termos de estrutura didática, os alunos terão diversas oportunidades para que possam desenvolver as quatro competências linguísticas (leitura, compreensão auditiva, fala e escrita) através de uma gama de estímulos tais como materiais autênticos de leitura, vídeos, entrevistas, suportes visuais, atividades em pares, discussões e apresentações, com o objetivo de estimular o pensamento criativo (fora da caixa) e o trabalho colaborativo. De acordo com a Pedagogia Crítica, é parte do nosso trabalho, enquanto professores de Língua Inglesa, auxiliar os nossos alunos a também desenvolverem a competência crítica, ou seja, os alunos serão naturalmente expostos a uma gama de discussões instigantes que estarão conectadas com os textos e com o mundo real, e dessa forma, serão encorajados a pensar de forma independente e aplicar o conhecimento aprendido em situações do cotidiano. Ao menos que autorizado, este material não poderá ser copiado, reproduzido ou vendido em nenhuma forma ou por nenhum meio.
Abstract: Teaching in the 21st century is a challenge, but at the same time, there is always room for learning in the classroom. In today’s world, English Language Teaching (ELT) has to be in line with the framework for 21st century learning. On the one hand, as language teachers, we are supposed to equip our students with the necessary linguistic skills they will need to succeed in their academic lives, but on the other hand, we also have to find ways of integrating other competencies, such as critical thinking, communication, and collaboration into the curriculum. Apart from that, technology, in its broadest sense, has become an important tool when it comes to language teaching and learning. The internet has given birth to a new social order, and according to Manuel Castells, who is the director of the Internet Interdisciplinary Institute of the Open University of Catalonia (UOC), the internet has become the decisive technology of the Information Age. The following units were designed for 9th graders, at B1 level, who are enthusiastic about the world of the internet and social media. Without a shadow of a doubt, language has a social purpose, therefore, it is of paramount importance to provide students with authentic and meaningful language input with the aim of enabling them to communicate properly and interact socially in the target language environment. In terms of scope and sequence, students will be given multiple opportunities to work on the four language skills (reading, listening, speaking and writing) through a wide range of stimuli such as authentic reading materials, videos, interviews, visual aids, pair work, discussions and presentations, that will encourage them to think outside the box and work collaboratively with their peers. According to the Critical Pedagogy approach, it is part of our job, as language teachers, to help our students develop into critical thinkers as well. By critical thinking I mean that students will be naturally exposed to a variety of thought-provoking discussions which are linked with both the texts provided in the unit and the world around them, and then, as a result, they are expected to engage in reflective and independent thinking and be capable of transferring knowledge into new contexts, by making connections between the text, their own lives and their social surroundings. Unless permission is granted, this material shall not be copied, reproduced or sold in any form or by any means.
Assunto: Língua inglesa - Estudo e ensino
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Língua Inglesa
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43670
Data do documento: 2-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ELT in the 21st century.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.