Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43686
Type: Dissertação
Title: O gênero discursivo meme – das origens à liquidez: um recorte conceitual e analítico para o estudo e ensino de Língua Portuguesa em sala de aula
Other Titles: The discursive genre meme – from origins to liquidity: a conceptual and analytical approach to the study and teaching of Portuguese in the classroom
Authors: Thiago Robson dos Santos
First Advisor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
First Referee: Adriane Teresinha Sartori
Second Referee: Vicente Aguimar Parreiras
Third Referee: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Abstract: Esse texto apresenta o que foi planejado para uma pesquisa intervenção, como requisito para obtenção de título de Mestre, no PROFLETRAS/UFMG, antes da pandemia do COVID-19 e o que foi replanejado em função da prevenção contra este vírus. A priori, um projeto de ensino e intervenção com uso de memes em sala de aula, numa escola pública, para alunos de 9º ano – um ciclo de oficinas que toma como foco o gênero discursivo (Bakthiniano). Esse primeiro planejamento – anterior à Pandemia, tornou-se um Plano-piloto de oficinas – um caderno pedagógico de sugestões de atividades/oficinas para os colegas professores. Ao longo destes planos foram apresentados, sinteticamente, conceitos básicos de letramento, multiletramentos, multimodalidade entre outros considerados relevantes para o estudo do gênero discursivo meme. A outra parte desta dissertação divide-se entre reflexões elaboradas pelo pesquisador sobre o processo de pesquisa e sobre o contexto pandêmico/social pelo que o mundo passou. Apresenta-se, além de um recorte conceitual e analítico das origens do termo meme, noções atuais de Liquidez Discursiva relativos à metáfora Baumaniana de uma sociedade líquida; sob ótica da pesquisadora Rossana Furtado (2019). O objetivo final deste estudo, após redirecionamentos necessários frente à realidade, é contribuir para a compreensão de um recorte conceitual e histórico dos memes, trazer uma síntese dos estudos atuais mais relevantes sobre o gênero, além de sugerir atividades que poderão ser desenvolvidas na escola no âmbito do ensino de Língua Portuguesa.
Abstract: The first part of this dissertation presents a project of teaching and intervention carried out before the Covid-19 pandemic context. It is focused on the use of memes in a classroom of nine graders of a public school - a cycle of workshops under the Bakhtinian concept of discourse genres. This first planning, which was previous to the pandemic reality, has become a pilot plan of workshops- a pedagogical agenda of suggestions of activities for colleague teachers. Throughout these plannings, this work presents, in a concise way, basic concepts related to literacy, multi-literacies, multimodality, among other relevant topics necessary to study meme as a discourse genre. The second part of this dissertation presents reflections about the research process and the social effects caused by the pandemic period. Moreover, this work highlights a conceptual and analytical framework about the origins of the term meme, current ideas about Discursive Liquidity related to the metaphor of a liquid society under Bauman´s perspective and Rossana Furtado´s construct ( 2019) The goal of this work is to contribute to a better understanding of memes, as far as conceptual and historical frames are concerned, to present a synthesis of the most recent approaches on the meme genre, and finally to suggest classroom activities that can be developed within the teaching of Portuguese Language context.
Subject: Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Memes
Gêneros discursivos
Estratégias discursivas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43686
Issue Date: 13-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Thiago Robson dos Santos.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.