Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/43710
Type: | Dissertação |
Title: | Lutas subterrâneas na escola pública: uma análise sobre um coletivo autônomo de jovens. |
Authors: | Vitória Beatriz de Araújo Oliveira Silva |
First Advisor: | Conceição Clarete Xavier Travalha |
First Referee: | Oder José dos Santos |
Second Referee: | Pablo Luiz de Oliveira Lima |
Abstract: | O presente trabalho é um estudo de caso que analisa um grupo de jovens, recém-formados em uma escola pública da periferia de Belo Horizonte (MG). O trabalho consistiu na investigação dos elementos presentes na prática social destes jovens, identificando os princípios a serem utilizados na construção de um projeto pedagógico voltado às necessidades dos alunos que frequentam a escola pública, ou seja, dos trabalhadores em processo de ensino-aprendizagem. Partimos do pressuposto de que a prática pedagógica da escola está voltada para uma formação comprometida com valores colocados pelo Capitalismo Transnacional, traduzindo-se em relações individualistas, competitivas, hierárquicas e excludentes, antagônicas às lutas dos que necessitam se educar na Escola Pública. Deste modo, ao captar e compreender os mecanismos de resistência desenvolvido por esse grupo enquanto estudantes, buscamos elementos construtores de uma Pedagogia que se relacionasse às suas realidades, utilizando como referencial teórico o campo da Sociologia da Educação. |
Abstract: | The present paper is a case study that analyzes a group of young people, recently graduated from a public school on the poor neighborhood of Belo Horizonte (MG). It consisted of investigating the elements present in the social practice of these young people, identifying the principles used in the construction of a pedagogical project aimed at the needs of public students, that is, workers in the teaching-learning process. We assume that the school's pedagogical practice is focused on a formation committed to the values of Transnational Capitalism, taking effect in individualistic, competitive, hierarchical and excluding relationships, antagonistic to the struggles that arise in public school education. Thus, when capturing and understanding the resistance mechanisms developed by this group of students, we seek elements that build a Pedagogy that is related to their realities, using the Sociology of Education as a theoretical reference. We will conduct this qualitative research using the case study methodology. |
Subject: | Juventude Movimentos estudantis Estudantes -- Atividades políticas Participação estudantil na educação Participação política Escolas públicas |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/43710 |
Issue Date: | 17-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Versão Final - Vitória Beatriz de Araújo 1.pdf | Dissertação + ebook - Vitória B. A. O. Silva | 3.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.