Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/43711
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estratégias digitais de arte-educação no contexto sócio-espacial cotidiano
Autor(es): Hélio Passos Rezende
Ana Paula Baltazar dos Santos
Resumen: Este ensaio descreve os pressupostos políticos, teóricos e tecnológicos que fundamentaram uma disciplina que visa introduzir estratégias digitais para arte-educação num curso de licenciatura em Artes Visuais. Para isso, apresenta de forma crítica o contexto escolarizado fundado no Estado moderno e passa então a discutir apontamentos para transformação sócio-espacial a partir das ideias de conscientização, desescolarização e desenvolvimento tecnológico a serem pautados pelos aprendizes. Tais ideias informaram as primeiras discussões com um grupo de alunos de licenciatura em Artes Visuais e a construção de proposta para uma abordagem das novas tecnologias que visa criar um processo de meta-aprendizagem para os estudantes de licenciatura e sua aproximação do cotidiano por meio das possibilidades da prática da arte-educação fora do ambiente escolar. No lugar de ensino escolarizado de Tecnologias de Informação e Comunicação, propõe-se que as tecnologias digitais sejam exploradas para criar instalações urbanas interativas, ampliando as possibilidades da comunicação com a sociedade num processo de arte-educação sócio-espacial.
Asunto: Tecnologia educacional
Arte e educação
Conscientização
Espaço urbano
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43711
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/01_biblioteca/arquivos/rezende_19_estrategias_digitais.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Estratégias digitais de arte-educação no contexto sócio-espacial cotidiano.pdf102.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.