Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHélio Passos Rezendept_BR
dc.creatorAna Paula Baltazar dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-07-27T20:57:37Z-
dc.date.available2022-07-27T20:57:37Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43711-
dc.description.resumoEste ensaio descreve os pressupostos políticos, teóricos e tecnológicos que fundamentaram uma disciplina que visa introduzir estratégias digitais para arte-educação num curso de licenciatura em Artes Visuais. Para isso, apresenta de forma crítica o contexto escolarizado fundado no Estado moderno e passa então a discutir apontamentos para transformação sócio-espacial a partir das ideias de conscientização, desescolarização e desenvolvimento tecnológico a serem pautados pelos aprendizes. Tais ideias informaram as primeiras discussões com um grupo de alunos de licenciatura em Artes Visuais e a construção de proposta para uma abordagem das novas tecnologias que visa criar um processo de meta-aprendizagem para os estudantes de licenciatura e sua aproximação do cotidiano por meio das possibilidades da prática da arte-educação fora do ambiente escolar. No lugar de ensino escolarizado de Tecnologias de Informação e Comunicação, propõe-se que as tecnologias digitais sejam exploradas para criar instalações urbanas interativas, ampliando as possibilidades da comunicação com a sociedade num processo de arte-educação sócio-espacial.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias digitaispt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectDesescolarizaçãopt_BR
dc.subjectEducação sócio-espacialpt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.subject.otherConscientizaçãopt_BR
dc.subject.otherEspaço urbanopt_BR
dc.titleEstratégias digitais de arte-educação no contexto sócio-espacial cotidianopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://www.mom.arq.ufmg.br/mom/01_biblioteca/arquivos/rezende_19_estrategias_digitais.pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estratégias digitais de arte-educação no contexto sócio-espacial cotidiano.pdf102.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.