Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/43711
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Hélio Passos Rezende | pt_BR |
dc.creator | Ana Paula Baltazar dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T20:57:37Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27T20:57:37Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/43711 | - |
dc.description.resumo | Este ensaio descreve os pressupostos políticos, teóricos e tecnológicos que fundamentaram uma disciplina que visa introduzir estratégias digitais para arte-educação num curso de licenciatura em Artes Visuais. Para isso, apresenta de forma crítica o contexto escolarizado fundado no Estado moderno e passa então a discutir apontamentos para transformação sócio-espacial a partir das ideias de conscientização, desescolarização e desenvolvimento tecnológico a serem pautados pelos aprendizes. Tais ideias informaram as primeiras discussões com um grupo de alunos de licenciatura em Artes Visuais e a construção de proposta para uma abordagem das novas tecnologias que visa criar um processo de meta-aprendizagem para os estudantes de licenciatura e sua aproximação do cotidiano por meio das possibilidades da prática da arte-educação fora do ambiente escolar. No lugar de ensino escolarizado de Tecnologias de Informação e Comunicação, propõe-se que as tecnologias digitais sejam exploradas para criar instalações urbanas interativas, ampliando as possibilidades da comunicação com a sociedade num processo de arte-educação sócio-espacial. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estratégias digitais | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.subject | Desescolarização | pt_BR |
dc.subject | Educação sócio-espacial | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.other | Conscientização | pt_BR |
dc.subject.other | Espaço urbano | pt_BR |
dc.title | Estratégias digitais de arte-educação no contexto sócio-espacial cotidiano | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/01_biblioteca/arquivos/rezende_19_estrategias_digitais.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estratégias digitais de arte-educação no contexto sócio-espacial cotidiano.pdf | 102.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.