Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/43755
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Netnography: origins, foundations, evolution and axiological and methodological developments and trends
Título(s) alternativo(s): Netnografia: origens, fundamentos, evolução e desenvolvimentos e tendências axiológicas e metodológicas
Autor(es): Greiciele Macedo Morais
Valdeci Ferreira dos Santos
Carlos Alberto Gonçalves
Resumen: Netnography originated in ethnography and evolved following the advances in data transmission technology. The netnographic method is distinguished by its axiological orientation residing in recognition of online social experiences. The main method for data collection adopted by the netnographer is participant observation. One premise that must be observed is the necessary estrangement, which means that the researcher must be a layman as regards the object of study. In the field of administration, netnography emphasized the area of marketing and consumer behavior. The goal is to understand the consumer culture of online communities. One of its main challenges consists of how to conduct ethical research. The current article reviewed the available literature about the netnography method, bringing a brief explanation about its emergence and evolution, as well as its characteristics and application. The article also presents the advantages, challenges, and trends of this modern research method and also suggests topics for future research.
Abstract: A netnografia originou-se na etnografia e evoluiu seguindo os avanços da tecnologia de transmissão de dados. O método netnográfico se distingue por sua orientação axiológica que reside no reconhecimento de experiências sociais online. O principal método de coleta de dados adotado pelo netnógrafo é a observação participante. Uma premissa que deve ser observada é o estranhamento necessário, o que significa que o pesquisador deve ser leigo em relação ao objeto de estudo. No campo da administração, a netnografia enfatizou a área de marketing e comportamento do consumidor. O objetivo é entender a cultura de consumo das comunidades online. Um de seus principais desafios consiste em como conduzir pesquisas éticas. O presente artigo revisou a literatura disponível sobre o método netnográfico, trazendo uma breve explicação sobre seu surgimento e evolução, bem como suas características e aplicação. O artigo também apresenta as vantagens, desafios e tendências desse moderno método de pesquisa e também sugere temas para pesquisas futuras.
Asunto: Etnografia
Observação participante
Comportamento do consumidor
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.46743/2160-3715/2020.4227
URI: http://hdl.handle.net/1843/43755
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://nsuworks.nova.edu/tqr/vol25/iss2/10/
metadata.dc.relation.ispartof: The Qualitative Report
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Netnography_ Origins Foundations Evolution and Axiological and.pdf342 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.