Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43755
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dc.creatorGreiciele Macedo Moraispt_BR
dc.creatorValdeci Ferreira dos Santospt_BR
dc.creatorCarlos Alberto Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2022-07-28T17:58:42Z-
dc.date.available2022-07-28T17:58:42Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage439pt_BR
dc.citation.epage455pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.46743/2160-3715/2020.4227pt_BR
dc.identifier.issn2160-3715pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43755-
dc.description.abstractA netnografia originou-se na etnografia e evoluiu seguindo os avanços da tecnologia de transmissão de dados. O método netnográfico se distingue por sua orientação axiológica que reside no reconhecimento de experiências sociais online. O principal método de coleta de dados adotado pelo netnógrafo é a observação participante. Uma premissa que deve ser observada é o estranhamento necessário, o que significa que o pesquisador deve ser leigo em relação ao objeto de estudo. No campo da administração, a netnografia enfatizou a área de marketing e comportamento do consumidor. O objetivo é entender a cultura de consumo das comunidades online. Um de seus principais desafios consiste em como conduzir pesquisas éticas. O presente artigo revisou a literatura disponível sobre o método netnográfico, trazendo uma breve explicação sobre seu surgimento e evolução, bem como suas características e aplicação. O artigo também apresenta as vantagens, desafios e tendências desse moderno método de pesquisa e também sugere temas para pesquisas futuras.pt_BR
dc.description.resumoNetnography originated in ethnography and evolved following the advances in data transmission technology. The netnographic method is distinguished by its axiological orientation residing in recognition of online social experiences. The main method for data collection adopted by the netnographer is participant observation. One premise that must be observed is the necessary estrangement, which means that the researcher must be a layman as regards the object of study. In the field of administration, netnography emphasized the area of marketing and consumer behavior. The goal is to understand the consumer culture of online communities. One of its main challenges consists of how to conduct ethical research. The current article reviewed the available literature about the netnography method, bringing a brief explanation about its emergence and evolution, as well as its characteristics and application. The article also presents the advantages, challenges, and trends of this modern research method and also suggests topics for future research.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofThe Qualitative Reportpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNetnographypt_BR
dc.subjectVirtual ethnographypt_BR
dc.subjectManagement researchpt_BR
dc.subjectOnline communitypt_BR
dc.subjectResearch methodpt_BR
dc.subject.otherEtnografiapt_BR
dc.subject.otherObservação participantept_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleNetnography: origins, foundations, evolution and axiological and methodological developments and trendspt_BR
dc.title.alternativeNetnografia: origens, fundamentos, evolução e desenvolvimentos e tendências axiológicas e metodológicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://nsuworks.nova.edu/tqr/vol25/iss2/10/pt_BR
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