Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Conceição Linda de Francapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6293271735762369pt_BR
dc.creatorAndriele Flogeri Cândidopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3095793559866782pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-02T14:37:55Z-
dc.date.available2022-08-02T14:37:55Z-
dc.date.issued2015-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43877-
dc.description.abstractIn the learning process in Visual Arts the child traces a path of creation and individual construction which involves choices, personal experiences, learning, relationship with nature, internal motivation and / or external. The role of the school is to promote the acquisition of certain knowledge, there are situations where that question knowledge and provide interaction in which students actively participate in specific activities that lead to learning, or the appropriation of knowledge. Day after day the teacher needs to create conditions and mechanisms of differentiated teaching to provide students with effective learning, contributing to the transmission and interaction of content. The teacher in early childhood education, need to have clear in your mind that imagination and creativity of children have no limits, which favors the development of its power and exploitation and appropriation of its multiple languages, expanding its forms of expression. A major challenge is to organize the various learning experiences and development in the child's journey in a way that make sense to her and enable effective knowledge construction. For both work with Visual Arts has, above all, the possibility of expanding expressive and creative repertoire and enrich the knowledge of human culture.pt_BR
dc.description.resumoNo processo de aprendizagem em Artes Visuais a criança traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa. O papel da escola é propiciar a aquisição de determinados conhecimentos, onde haja situações que problematizam o conhecimento e propiciam interação em que os alunos participam ativamente de atividades específicas que levam à aprendizagem, ou à apropriação do conhecimento. Dia após dia o professor, necessita criar condições e mecanismos diferenciados de ensino que proporcionem ao aluno o aprendizado efetivo, contribuindo na transmissão e interação do conteúdo. O professor na educação infantil, precisa ter claro em sua mente que a imaginação e a criatividade das crianças não têm limites, o que favorece o desenvolvimento de seu potencial e a exploração e apropriação de suas múltiplas linguagens, ampliando suas formas de expressão. Um grande desafio é organizar as diversas experiências de aprendizagem e desenvolvimento na jornada da criança de forma que façam sentido para ela e possibilitem uma efetiva construção de conhecimento. Para tanto o trabalho com Artes Visuais tem, sobretudo, a possibilidade de ampliar repertórios expressivos e criativos, bem como enriquecer o conhecimento da cultura humana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleRefletindo sobre o ensino das artes visuais e a aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia final 2 pós defesa-word.pdf447.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.