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Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta curricular para o curso de Português como Língua Adicional para Candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
Autor(es): Clarice Batista Farina
Primeiro Orientador: Leandro Rodrigues Alves Diniz
Primeiro membro da banca : Henrique Rodrigues Leroy
Segundo membro da banca: Patrícia Maria Campos de Almeida
Resumo: Segundo informações encontradas no site da Divisão de Temas Educacionais (DCE) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) é um tratado que “oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras”. Um dos pré-requisitos para participação é a certificação do nível Intermediário no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Trata-se de um exame de proficiência aplicado no Brasil e em países das Américas, da África, da Ásia, da Europa e do Oriente Médio. Os candidatos cujos países não possuem postos aplicadores do exame vêm ao Brasil no ano anterior à graduação e participam de um curso de Português como Língua Adicional (PLA) preparatório para o exame em uma IES que ofereça esse curso. Conforme dados disponíveis no site do MRE, no Brasil, em 2020, 109 instituições participaram do programa e 24 ofereceram esse curso para os candidatos ao PEC-G, que chamamos pré-PEC-G. Embora o programa tenha sido criado oficialmente em 1965 pelo Decreto 55.613 (BRASIL, 1965), e atualmente seja regido pelo Decreto 7.948 (BRASIL, 2013), não há uma proposta curricular que ofereça parâmetros comuns para esses cursos pré-PEC-G nas diferentes IES, e, em cada uma delas, o curso tem um funcionamento próprio. Reconhecendo a importância de uma orientação curricular para a organização e o fortalecimento dos cursos pré-PEC-G, o objetivo desta pesquisa é propor um currículo para esses cursos, flexível, de modo a se adequar às especificidades de cada IES. Essa proposta de currículo foi construída em três etapas: (i) elaboração de uma primeira versão a partir da experiência da pesquisadora, de documentos oficiais sobre o PEC-G e o Celpe-Bras, de textos teóricos e de uma proposta curricular (BRASIL, 2020b); (ii) realização de entrevistas com sujeitos envolvidos com o pré-PEC-G como ex-professor, professor, ex-estudantes e funcionários de uma IES sobre a primeira versão; (iii) elaboração de uma nova versão a partir das considerações dos participantes. Nesse processo, apoiamo-nos na Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e no Letramento Crítico (MATTOS e VALÉRIO, 2010), bem como nas reflexões sobre interculturalidade (MAHER, 2007), gêneros discursivos (ROJO, 2015), currículo (SERRANI, 2010) e pesquisa-ação (THIOLLENT, 2007). De maneira geral, os participantes mais reforçaram o que já estava proposto no currículo do que sugeriram modificações, mencionando como importantes o acolhimento e o espaço para as culturas dos estudantes em sala de aula. As observações foram focadas no contexto de uma IES específica, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por isso, acreditamos ser pertinente a análise da segunda versão do currículo por sujeitos envolvidos com o pré-PEC-G em outras IES brasileiras.
Abstract: According to information found on the website of the Division of Educational Topics (DCE) of the Ministry of Foreign Affairs (MRE), the Exchange Program for Undergraduate Students (PEC-G) is an agreement that "offers students from developing countries with which Brazil maintains educational, cultural or scientific-technological agreement the opportunity to attend undergraduate courses in Brazilian Higher Education Institutions (IES)". One of the conditions for participation is the certification of Intermediate level in the Certificate of Proficiency in Portuguese as a Foreign Language (Celpe-Bras). It is a proficiency exam applied in countries of Americas, Africa, Asia, Europe and Middle East. Candidates from countries where Celpe-Bras is not applied come to Brazil the year before the undergraduate course begins and participate in a Portuguese as an Additional Language (PLA) exam preparation course at an IES that offers this course. According to data available on the MRE website, in Brazil, in 2020, 109 IES participated in the program and 24 offered this course to PEC-G candidates, which we call pre-PEC-G. Although the program was officially created in 1965 by Decree 55.613 (BRAZIL, 1965), and it is currently legislated by Decree 7.948 (BRAZIL, 2013), there is no curriculum proposal that offers common parameters for these pre-PEC-G courses in different IES, and in each of them the course has its own functioning. Recognizing the importance of a curriculum orientation for the organization and strengthening of pre-PEC-G courses, this research aims to propose a curriculum for these courses, a flexible orientation, which can work within the specificity of each IES. This curriculum proposal was built in three stages: (i) preparation of a first version based on the researcher’s experience, on PEC-G and Celpe-Bras official documents, theoretical texts and a curriculum proposal (BRASIL, 2020b); (ii) interviews with subjects involved with pre-PEC-G as a former teacher, a teacher, former students and employees of an IES about the first version; (iii) preparation of a new version based on participants’ considerations. In this process, we base ourselves on Indisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) and on Critical Literacy (MATTOS e VALÉRIO, 2010), as well as on the discussions about Interculturalism (MAHER, 2007), speech genres (ROJO, 2015), curriculum (SERRANI, 2010) and on participatory action research (THIOLLENT, 2007). In general, the participants reinforced what was already proposed in the curriculum rather than suggested modifications, bringing up welcoming and space for students’ cultures in the classroom as important themes. Their considerations were focused on the context of one specific IES, Federal University of Minas Gerais (UFMG), therefore, we believe it is relevant the analysis of the second version of the curriculum by subjects involved with pre-PEC-G in different Brazilian IES.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Aquisição da segunda linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44014
Data do documento: 26-Fev-2021
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