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http://hdl.handle.net/1843/44034
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Alcenir Soares dos Reis | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9782284339269646 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Guiomar da Cunha Frota | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alberth Sant´Ana Costa da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Suzana dos Santos Gomes | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Fabricio Jose Nascimento da Silveira | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Liza Dantas Noguchi | pt_BR |
dc.creator | Aloísio André dos Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3095402074346562 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T14:14:36Z | - |
dc.date.available | 2022-08-08T14:14:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44034 | - |
dc.description.resumo | A disputa pelo poder na sociedade perpassa o acesso, o tratamento, a posse, a disseminação da informação e também a democratização da educação assim, abordar a democratização da educação, as memórias, informação e políticas públicas é o foco central do trabalho que procura entender o papel e a importância do financiamento do ensino superior no Brasil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos, na forma da Lei no 10.260/2001. A instituição, as regras de financiamento, o crescimento acelerado no número de contratos, a formação dos grandes grupos educacionais, os interesses políticos e partidários, as contradições informacionais e o desenvolvimento populacional passaram a ser material de questionamento do Fies e o seu real retorno para a sociedade, logo, a pesquisa se desdobra em torno do problema: quais são as simetrias e assimetrias informacionais presentes no discurso da política pública e da popularização do Fies e como estas dimensões escamoteiam o privilegiamento do capital e a pseudo democratização da educação? Desta forma, define-se por traçar o objetivo geral da tese e analisar quais são as dimensões informacionais passíveis de serem apreendidas, por meio do discurso de popularização da educação e do Fies, elegendo como foco as categorias de democratização e economização. Justifica-se a pesquisa em razão da necessidade de compreensão dos elementos subjacentes ao discurso da democratização da educação via Fies, enquanto política pública, à medida que os dados relativos a essa questão têm como motivação a experiência do autor levando-o a eleger como temática de sua tese a busca e a compreensão ampliada da realidade do Fies, em face do número de contratos, ao aumento do número de cursos por Instituições, das aquisições de Instituições de Ensino e até mesmos as fusões e a formação de grandes empresas do ramo de educação. Demarcou-se o problema e os objetivos da pesquisa e optou-se por desenvolvê-los tendo como referência a pesquisa qualitativa e quantitativa, no campo da Ciência da Informação, recuperando as memórias e suas especificidades – contextualização, surgimento, evolução, disseminação, maturação e declínio do Fies – assim, como a participação dos grandes grupos educacionais e do Estado na democratização ou não da educação. Optou-se por fazer um recorte a partir da Lei no 5.540/68 por entender que foi a partir desse período que se mostra o surgimento de um ambiente propício para a economização da educação, perpetuada na segunda década do século XXI. A análise dos diferentes aspectos tratados pela pesquisa revelou as relações de poder e a política do Estado, a participação das fundações e das “empresas de educação” com o foco principal na geração de lucros e não na formação de qualidade do egresso, sendo possível inferir que o Fies acabou, pois, em contribuir para a economização da educação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fies | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | Economização | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência da informação | pt_BR |
dc.subject.other | Fundo de Financiamento Estudantil | pt_BR |
dc.subject.other | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Simetrias e assimetrias informacionais no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): o discurso da democratização e o privilegiamento do capital | pt_BR |
dc.title.alternative | Informational symmetries and asymmetries in the Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): the discourse of democratization and the privilege of capital | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-4983-9638 | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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