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dc.contributor.advisor1Alcenir Soares dos Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782284339269646pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Guiomar da Cunha Frotapt_BR
dc.contributor.referee2Alberth Sant´Ana Costa da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Suzana dos Santos Gomespt_BR
dc.contributor.referee4Fabricio Jose Nascimento da Silveirapt_BR
dc.contributor.referee5Liza Dantas Noguchipt_BR
dc.creatorAloísio André dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3095402074346562pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T14:14:36Z-
dc.date.available2022-08-08T14:14:36Z-
dc.date.issued2022-05-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44034-
dc.description.resumoA disputa pelo poder na sociedade perpassa o acesso, o tratamento, a posse, a disseminação da informação e também a democratização da educação assim, abordar a democratização da educação, as memórias, informação e políticas públicas é o foco central do trabalho que procura entender o papel e a importância do financiamento do ensino superior no Brasil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos, na forma da Lei no 10.260/2001. A instituição, as regras de financiamento, o crescimento acelerado no número de contratos, a formação dos grandes grupos educacionais, os interesses políticos e partidários, as contradições informacionais e o desenvolvimento populacional passaram a ser material de questionamento do Fies e o seu real retorno para a sociedade, logo, a pesquisa se desdobra em torno do problema: quais são as simetrias e assimetrias informacionais presentes no discurso da política pública e da popularização do Fies e como estas dimensões escamoteiam o privilegiamento do capital e a pseudo democratização da educação? Desta forma, define-se por traçar o objetivo geral da tese e analisar quais são as dimensões informacionais passíveis de serem apreendidas, por meio do discurso de popularização da educação e do Fies, elegendo como foco as categorias de democratização e economização. Justifica-se a pesquisa em razão da necessidade de compreensão dos elementos subjacentes ao discurso da democratização da educação via Fies, enquanto política pública, à medida que os dados relativos a essa questão têm como motivação a experiência do autor levando-o a eleger como temática de sua tese a busca e a compreensão ampliada da realidade do Fies, em face do número de contratos, ao aumento do número de cursos por Instituições, das aquisições de Instituições de Ensino e até mesmos as fusões e a formação de grandes empresas do ramo de educação. Demarcou-se o problema e os objetivos da pesquisa e optou-se por desenvolvê-los tendo como referência a pesquisa qualitativa e quantitativa, no campo da Ciência da Informação, recuperando as memórias e suas especificidades – contextualização, surgimento, evolução, disseminação, maturação e declínio do Fies – assim, como a participação dos grandes grupos educacionais e do Estado na democratização ou não da educação. Optou-se por fazer um recorte a partir da Lei no 5.540/68 por entender que foi a partir desse período que se mostra o surgimento de um ambiente propício para a economização da educação, perpetuada na segunda década do século XXI. A análise dos diferentes aspectos tratados pela pesquisa revelou as relações de poder e a política do Estado, a participação das fundações e das “empresas de educação” com o foco principal na geração de lucros e não na formação de qualidade do egresso, sendo possível inferir que o Fies acabou, pois, em contribuir para a economização da educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFiespt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectEconomizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherFundo de Financiamento Estudantilpt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.titleSimetrias e assimetrias informacionais no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): o discurso da democratização e o privilegiamento do capitalpt_BR
dc.title.alternativeInformational symmetries and asymmetries in the Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): the discourse of democratization and the privilege of capitalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-4983-9638pt_BR
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