Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44035
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dc.contributor.advisor1Tatiane Alves da Paixãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4642643167326569pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Renato de Lima Santospt_BR
dc.contributor.referee1Tatiane Alves da Paixãopt_BR
dc.contributor.referee2Renato de Lima Santospt_BR
dc.contributor.referee3Geovanni Dantas Cassalipt_BR
dc.contributor.referee4Paula Roberta Giarettapt_BR
dc.contributor.referee5Silvia de Araújo França Baêtapt_BR
dc.creatorPaulo Roberto Andrade Nogueira, Ayisa Rodrigues de Oliveira, Clarissa Helena Santana, Eric Santos Oliveira, Jefferson Bruno Soares Oliveira, Lucas dos Reis de Souza, Pâmela Aparecida de Lima, Thaynara Parente de Carvalho, Taismara Simas de Oliveira, Renato de Lima Santos, Tatiane Alves da Paixão.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5596943515436384pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T14:16:45Z-
dc.date.available2022-08-08T14:16:45Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44035-
dc.description.resumoA patologia digital tem se tornado um campo próspero nos últimos tempos em razão da introdução no mercado de scanners capazes de gerar imagens digitais de lâminas de vidro com ótima resolução. A patologia digital vem sendo utilizada em laboratórios de diagnósticos clínicos e também na área acadêmica. Métodos de validação já estão disponíveis para avaliar o impacto da patologia digital quando usada como método de diagnóstico primário. Estudos comparando diagnósticos dados em lâminas físicas e digitais apresentam concordância acima de 85%, porém os resultados são bastante variados entre os trabalhos. O trabalho teve como objetivo comparar a habilidade diagnóstica de estudantes e patologistas veterinários na leitura de lâminas histopatológicas digitais e físicas e, com isso, demonstrar aspectos positivos e negativos da patologia digital na formação e atuação de estudantes e profissionais no diagnóstico histopatológico. Os dados encontrados nesse trabalho mostram uma concordância intraexaminador média de 84,87%, além de boa precisão diagnóstica. Uma autoavaliação da experiência vivenciada com a patologia digital foi feita com os examinadores e, apesar da maior familiaridade com a lâmina física, todos foram a favor do uso da patologia digital no ensino. Espera-se que as aplicações e o uso de lâminas digitais no ensino, pesquisa e principalmente na área de diagnóstico aumentem acentuadamente na próxima década. Cabe as instituições acadêmicas se atentarem para importância da implementação da patologia digital no ensino e no treinamento dos profissionais que irão atuar em um mercado de patologia veterinária cada vez mais digital.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentVET - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Animalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatologia animalpt_BR
dc.subjectVeterináriapt_BR
dc.titleHabilidade diagnóstica na leitura de lâminas histopatológicas digitais e físicas na patologia veterináriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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