Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44045
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Efeitos do treinamento de tarefas cognitivas e motoras no equilíbrio da marcha em idosas independentes da comunidade: relato de caso
Autor(es): Lílian Viana dos Santos
Primeiro Orientador: Gisele de Cássia Gomes
Resumo: Idosos demandam de maior recurso de atenção para manter o controle postural, principalmente quando há realização de duas tarefas ou mais simultaneamente, essa dificuldade vai variar de acordo com a natureza motora ou cognitiva e o grau de dificuldade da tarefa. O objetivo desse estudo foi verificar a influência do treinamento da marcha associado a uma tarefa secundária, cognitiva e motora, no equilíbrio e no desempenho de tarefa de raciocínio e memória em duas idosas da comunidade. Foi realizado um relato de caso de duas participantes idosas. Ambas realizaram o protocolo de tarefa dupla, 36 sessões, e de bicicleta também com 36 sessões, com um intervalo de 90 dias entre um treinamento e outro. O estudo propôs avaliar as diferenças de desempenhos nos testes numa mesma participante recebendo dois treinamentos diferentes e avaliar se o treinamento de marcha em dupla tarefa é superior ao treinamento aeróbico para a agilidade e a realização de tarefa dupla cognitiva e motora durante a marcha. Foram utilizadas como medidas de avaliação Timed Up and Go (TUG), velocidade usual e rápida, teste de marcha de 20 metros, teste de marcha de 20 metros nomeando cores e teste de marcha de 20 metros segurando bandeja com copos de água. Os resultados mostraram ganhos com o treinamento na tarefa cognitiva. Possivelmente, o treino de tarefa dupla pode melhorar o desempenho da realização de tarefas cognitivas e melhorar a capacidade do equilíbrio e agilidade quando há uma dupla demanda.
Abstract: Elderly demand more attention resource to maintain their postural control, specially when there is execution of two or more simultaneous tasks, this difficulty will vary according whether its motor and cognitive nature and the task difficulty level. The objective of this study is to verify the gait training influence associated to a secondary task, cognitive and motor, in the balance and in the performance of memory and logic tasks of two elderly women from the community. A case report of the two elderly participants was done. Both executed the protocol of dual task, 36 sessions, and of bicycle with 36 sessions too, with a 90 days gap between on training and another. The study proposes to evaluate the differences of the performance in tests with the same participant receiving two different trainings and evaluate if the gait training in dual tasks overcomes the aerobic training in agility and in the execution of cognitive and motor dual tasks during the gait. It was used, as outcome measures, Timed Up and Go (TUG), at usual and fast speed, 20 meters gait test, 20 meters gait test naming colors and 20 meter gait test holding a tray with glasses filled with water. The results show gains in the cognitive task training. Likely, the dual task training may improve the performance of cognitive tasks execution and the capacity of balance and agility when there are dual task demands.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
Curso: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44045
Data do documento: 7-Dez-2012
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