Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44045
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gisele de Cássia Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5344927925186601pt_BR
dc.creatorLílian Viana dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T16:41:18Z-
dc.date.available2022-08-08T16:41:18Z-
dc.date.issued2012-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44045-
dc.description.abstractElderly demand more attention resource to maintain their postural control, specially when there is execution of two or more simultaneous tasks, this difficulty will vary according whether its motor and cognitive nature and the task difficulty level. The objective of this study is to verify the gait training influence associated to a secondary task, cognitive and motor, in the balance and in the performance of memory and logic tasks of two elderly women from the community. A case report of the two elderly participants was done. Both executed the protocol of dual task, 36 sessions, and of bicycle with 36 sessions too, with a 90 days gap between on training and another. The study proposes to evaluate the differences of the performance in tests with the same participant receiving two different trainings and evaluate if the gait training in dual tasks overcomes the aerobic training in agility and in the execution of cognitive and motor dual tasks during the gait. It was used, as outcome measures, Timed Up and Go (TUG), at usual and fast speed, 20 meters gait test, 20 meters gait test naming colors and 20 meter gait test holding a tray with glasses filled with water. The results show gains in the cognitive task training. Likely, the dual task training may improve the performance of cognitive tasks execution and the capacity of balance and agility when there are dual task demands.pt_BR
dc.description.resumoIdosos demandam de maior recurso de atenção para manter o controle postural, principalmente quando há realização de duas tarefas ou mais simultaneamente, essa dificuldade vai variar de acordo com a natureza motora ou cognitiva e o grau de dificuldade da tarefa. O objetivo desse estudo foi verificar a influência do treinamento da marcha associado a uma tarefa secundária, cognitiva e motora, no equilíbrio e no desempenho de tarefa de raciocínio e memória em duas idosas da comunidade. Foi realizado um relato de caso de duas participantes idosas. Ambas realizaram o protocolo de tarefa dupla, 36 sessões, e de bicicleta também com 36 sessões, com um intervalo de 90 dias entre um treinamento e outro. O estudo propôs avaliar as diferenças de desempenhos nos testes numa mesma participante recebendo dois treinamentos diferentes e avaliar se o treinamento de marcha em dupla tarefa é superior ao treinamento aeróbico para a agilidade e a realização de tarefa dupla cognitiva e motora durante a marcha. Foram utilizadas como medidas de avaliação Timed Up and Go (TUG), velocidade usual e rápida, teste de marcha de 20 metros, teste de marcha de 20 metros nomeando cores e teste de marcha de 20 metros segurando bandeja com copos de água. Os resultados mostraram ganhos com o treinamento na tarefa cognitiva. Possivelmente, o treino de tarefa dupla pode melhorar o desempenho da realização de tarefas cognitivas e melhorar a capacidade do equilíbrio e agilidade quando há uma dupla demanda.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectControle Posturalpt_BR
dc.subjectTarefa Duplapt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.titleEfeitos do treinamento de tarefas cognitivas e motoras no equilíbrio da marcha em idosas independentes da comunidade: relato de casopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lilian TCC pós graduação Final.pdf619.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.