Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44084
Type: Dissertação
Title: Tecnologias digitais no ensino superior : um estudo do uso das ferramentas pedagógicas do AVA Moodle pelos professores no bacharelado em Administração Pública em EaD/FaPP/UEMG
Authors: Alan Cordeiro Fagundes
First Advisor: Antônio José Lopes Alves
First Referee: Glaucia Maria dos Santos Jorge
Second Referee: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
Abstract: Esta dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Tecnológica e Sociedade, no Curso Stricto Sensu de Mestrado Profissional em Educação da FAE UFMG. O presente estudo encontra-se no âmbito das pesquisas sobre educação e tecnologia e propõe uma abordagem sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação a Distância (EaD) no Ensino Superior, tendo como objetivo geral analisar as possibilidades de uso e as aplicações das ferramentas pedagógicas da plataforma Moodle, bem como as pressuposições técnico – funcionais e suas implicações no decorrer do processo de Ensino Aprendizagem. Esta pesquisa objetivou-se, portanto, compreender os fatores envolvidos nas escolhas das ferramentas pedagógicas do Moodle no curso de Bacharelado em Administração Pública em EaD/FaPP/UEMG no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo como pressuposto a compreensão e identificação dos reflexos do uso das ferramentas do Moodle pelos professores no processo de Ensino Aprendizagem. A pesquisa constituiu-se numa abordagem quali-quantitativa, o percurso metodológico foi realizado em (04) quatro etapas de pesquisa bibliográfica e documental; observação do ambiente virtual do curso; produção de informações por meio de aplicação de questionário e análise das informações. Foram abordadas as concepções e características da EaD no intuito de ampliar a compreensão da funcionalidade das TDIC no contexto educacional, e suas contribuições para o ensino superior. Nesse sentido, os AVA´s foram apresentados para a descrição de suas funcionalidades na EaD, sendo realizada uma pesquisa com os professores do curso, permitindo verificar quais as escolhas e as formas de uso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle UEMG e suas possibilidades de aplicação na oferta em análise. Os dados permitiram identificar quais as ferramentas do Moodle que foram utilizadas pelos professores, o que proporcionou a obtenção de uma compreensão acerca dos processos de construção das disciplinas nesta oferta de práticas repetitivas, abrindo a possibilidade da proposição de diferentes tipos de ferramentas digitais para serem usadas no AVA Moodle que possam contribuir para a prática docente nas ofertas em EaD futuras. Ao fim, espera-se que este estudo possa contribuir para novas reflexões que norteiam o processo de ensino aprendizagem em relação ao uso pedagógico de recursos tecnológicos, inovação didática e estratégias de desenvolvimento de competências inovadoras aplicadas ao AVA Moodle.
Abstract: This dissertation was developed in the Research Line Technological Education and Society, in the Stricto Sensu Course of Professional Master in Education of FAE UFMG. This study is within the scope of research on education and technology and proposes an approach on the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in Distance Education (DE) in Higher Education, with the general objective of analyzing the possibilities of the use and applications of the Moodle platform pedagogical tools used by the teachers in the Bachelor of Public Administration Bachelor Degree in EaD / FAPP / UEMG. This research aimed, therefore, to understand the factors involved in the choice of Moodle's pedagogical tools in the applied Social Sciences courses, based on the understanding and identification of the reflexes of the use of Moodle tools by teachers in the Teaching Learning process. The research consisted of a qualitative and quantitative approach, data were collected through interviews, analysis of official course documents and observation of the virtual environment of the course under the Open University of Brazil (UAB) Program. The conceptions and characteristics of distance education were approached in order to broaden the understanding of the functionality of ICD in the educational context, and their contributions to higher education. In this sense, the VLEs were presented for the description of their functionalities in the distance learning, being carried out a research with the teachers of the course, allowing to verify which the choices and the ways of use in the virtual learning environment (VLE) Moodle UEMG and their possibilities of application in the offer under analysis. The data will identify which Moodle tools are most used by teachers in the course under study and which brought a better return on learning, which will allow a new understanding of the processes of construction and qualified dissemination of knowledge in this course. offer, with the intention at the end of presenting different types of digital tools to be used in VLE Moodle that can contribute to the teaching practice and the improvement of interactivity in the distance education offers.
Subject: Universidade do Estado de Minas Gerais - Ensino à distância
Educação
Tecnologia educacional
Ensino à distância - Métodos de ensino
Ensino à distância - Efeito de inovações tecnológicas
Ensino superior - Ensino à distância
Moodle (Recurso eletrônico)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44084
Issue Date: 4-Mar-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Alan Cordeiro Fagundes 07 2022.pdfEsta dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Tecnológica e Sociedade, no Curso Stricto Sensu de Mestrado Profissional em Educação da FAE UFMG. O presente estudo encontra-se no âmbito das pesquisas sobre educação e tecnologia e propõe uma abordagem sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação a Distância (EaD) no Ensino Superior, tendo como objetivo geral analisar as possibilidades de uso e as aplicações das ferramentas pedagógicas da plataforma Moodle, bem como as pressuposições técnico – funcionais e suas implicações no decorrer do processo de Ensino Aprendizagem. Esta pesquisa objetivou-se, portanto, compreender os fatores envolvidos nas escolhas das ferramentas pedagógicas do Moodle no curso de Bacharelado em Administração Pública em EaD/FaPP/UEMG no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo como pressuposto a compreensão e identificação dos reflexos do uso das ferramentas do Moodle pelos professores no processo de Ensino Aprendizagem. A pesquisa constituiu-se numa abordagem quali-quantitativa, o percurso metodológico foi realizado em (04) quatro etapas de pesquisa bibliográfica e documental; observação do ambiente virtual do curso; produção de informações por meio de aplicação de questionário e análise das informações. Foram abordadas as concepções e características da EaD no intuito de ampliar a compreensão da funcionalidade das TDIC no contexto educacional, e suas contribuições para o ensino superior. Nesse sentido, os AVA´s foram apresentados para a descrição de suas funcionalidades na EaD, sendo realizada uma pesquisa com os professores do curso, permitindo verificar quais as escolhas e as formas de uso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle UEMG e suas possibilidades de aplicação na oferta em análise. Os dados permitiram identificar quais as ferramentas do Moodle que foram utilizadas pelos professores, o que proporcionou a obtenção de uma compreensão acerca dos processos de construção das disciplinas nesta oferta de práticas repetitivas, abrindo a possibilidade da proposição de diferentes tipos de ferramentas digitais para serem usadas no AVA Moodle que possam contribuir para a prática docente nas ofertas em EaD futuras. Ao fim, espera-se que este estudo possa contribuir para novas reflexões que norteiam o processo de ensino aprendizagem em relação ao uso pedagógico de recursos tecnológicos, inovação didática e estratégias de desenvolvimento de competências inovadoras aplicadas ao AVA Moodle.3.96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons