Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44115
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estratégias para avaliação do desempenho clínico de estudantes de odontologia
Título(s) alternativo(s): Strategies for evaluating dentistry students’ clinical performance
Autor(es): Patricia Valente Araújo Jacques Gonçalves
Henrique Pretti
Karina Imaculada Rosa Teixeira
Cláudia Silami de Magalhães
Allyson Nogueira Moreira
Rogeli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto
Resumo: A avaliação do desempenho clínico de estudantes de Odontologia é muito importante para motivar o aprendizado. Este artigo propõe-se a apresentar uma revisão de literatura sobre métodos de avaliação de desempenho clínico e a desenvolver um protocolo para ser aplicado nas disciplinas do curso de Odontologia da UFMG. O Protocolo de Avaliação Clínica (PAC) foi elaborado a partir do Objective Structured Clinical Examination (OSCE) e do Structured Clinical Operative Test (SCOT), métodos de avaliação mais encontrados na literatura, com a finalidade de realizar uma avaliação objetiva do aprendizado do aluno em pontos relacionados a anamnese, diagnóstico, plano de tratamento, controle de infecção, técnicas, habilidade, comunicação e profissionalismo. A autoavaliação realizada pelos alunos também faz parte desse protocolo, sendo interessante para se diagnosticarem pontos fracos e virtudes dos estudantes. O PAC pode ser uma alternativa aos métodos convencionais de avaliação, reduzindo a subjetividade e tornando o processo avaliativo mais confiável e homogêneo
Abstract: Evaluating the performance of dentistry students is essential to motivate learning. This article presents a review of the literature on the main clinical performance evaluation methods available. Based on that review, this work develops a method of clinical evaluation to be applied in the Faculty of Dentistry - UFMG. The Clinical Assessment Protocol (CAP) was developed considering OSCE (Objective Structured Clinical Examination) and SCOT (Structured Clinical Operative Test) methodologies. CAP’s purpose is to objectively assess students’ learning on topics related to medical history investigation, diagnosis, treatment planning, infection control, techniques, skills, communication and professionalism. Students’ self-assessment is also part of this protocol and may be interesting to identify their own weaknesses and strengths, motivating their learning process. CAP can be an alternative to conventional evaluation methods, reducing subjectivity and providing more reliability and equity to the evaluation process
Assunto: Competência clínica
Avaliação educacional
Educação em odontologia
Estudantes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA
FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44115
Data do documento: 10-Out-2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2130
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Docência do Ensino Superior
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E S T R AT É G I A S P A R A A V A L I A Ç Ã O (1) pdf a.pdfEstratégias para avaliação do desempenho clínico de estudantes de odontologia394.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.