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dc.contributor.advisor1Inajara de Salles Viana Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093998668162304pt_BR
dc.creatorDébora Luciana Dumontpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9211463610405097pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T20:27:43Z-
dc.date.available2022-08-10T20:27:43Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44161-
dc.description.resumoConsiderando o contexto das políticas afirmativas e as transformações advindas dessas ações no cenário do Ensino Superior com a inserção dos alunos negros na Faculdade Medicina/UFMG por meio das Cotas Raciais, buscou-se analisar as implicações da concretude dessas políticas na Representação Social do Trabalho Docente. Através desta investigação, procurou-se: verificar as políticas afirmativas do curso de Medicina da UFMG, identificar as práticas docentes de pesquisa, ensino e extensão em torno dos sujeitos cotistas e, por fim, analisar o trabalho docente no âmbito das cotas raciais e as transformações na universidade advinda desse processo. Em suma, o intuito dessa pesquisa foi compreender como o trabalho dos professores no curso de Medicina atravessam as temáticas raciais. Entendendo o trabalho como uma dimensão central, haja vista que sem o trabalhador não se poderia falar em sociedade, educação, economia, essa pesquisa discute o trabalho para além dos propósitos do sistema capitalista Percebendo o trabalho de forma ontológica, os caminhos de investigação desse estudo entenderam os indivíduos como atores sociais, capazes de receber e reinterpretar os estímulos. Apoiados pelos conceitos de Representação Social (MOSCOVICI, 2012) que valoriza o alcance subjetivo das práticas sociais, a pesquisa foi norteada por um viés qualitativo; cuja metodologia se concentra em compreender a atividade do trabalho, de modo que esta possa ser explicada e reinventada. Foram utilizados o questionário e entrevistas semiestruturadas como instrumentos desta investigação . Os sujeitos investigados desta pesquisa, foram os professores que integram os departamentos do curso de Medicina e que atuaram no ano de 2013 em diante, por ser este o período de vigência das Cotas Raciais na UFMG. Além disso, tendo em vista a relevância do aluno para se compreender o trabalho docente, fizeram parte da amostra os discentes do curso de Medicina que compõem o Grupo de Estudos sobre Negritude e Interseccionalidade (GENI) formulado por estudantes negros do Campus Saúde da UFMG. Em vista das modificações do cenário superior com as ações afirmativas e do entendimento do trabalho como princípio educativo, suspeita-se que o trabalho do professor possa superar os moldes impostos pela lógica do lucro e se torne um importante ator de luta para atingir uma educação mais coletiva e solidáriapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectAção afirmativapt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subject.otherEnsino superior -- Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherEnsino superior -- Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherEstudantes de medicina -- Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherEstudantes negrospt_BR
dc.subject.otherRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.otherProgramas de ação afirmativapt_BR
dc.titleImplicações da concretude das ações afirmativas na representação social do trabalho docente no ensino superior da Faculdade de Medicina/UFMGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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