Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44174
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Efigênia Ferreira e Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0633684421168567 | pt_BR |
dc.creator | Jeane Almeida de Araújo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T10:45:44Z | - |
dc.date.available | 2022-08-11T10:45:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44174 | - |
dc.description.resumo | A carta de Ottawa introduziu o tema de promoção em saúde que tem como meta o processo de capacitação da comunidade para uma melhor qualidade de vida e saúde. A promoção da saúde inserida como disciplina do desenvolvimento de escolares proporciona uma adequada orientação e em consequência levará esses indivíduos a um crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo saudável. A Estratégia de Saúde da Família reorienta o modelo assistencial revelando uma interrupção das práticas convencionais e supremacia da saúde. Uma das inovações indagadas é a ampliação da compreensão do processo saúde-doença, assistência integral e continuada das famílias de um território definido. Em 2007 foi criado o Programa Saúde na Escola como uma política intersetorial visando promoção da saúde e a prevenção de agravos por meio de uma integração das unidades básicas e com asescolas dentro da área de abrangência da unidade básica de saúde. Este estudo foi estimulado pela adesão do município ao programa saúde na escola. Trata-se de um estudo de caráter reflexivo caracterizado com o objetivo de avaliar aspectos teóricos e/ou construções teóricas do programa proposto pelos ministérios da Educação e Saúde -Programa Saúde na Escola. Pode-se concluir que iniciativas assim fortalecem o compromisso de toda a comunidade com ações direcionadas a melhorar a saúde, qualidade de vida e desenvolvimento do local. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Serviços de Saúde Escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Crescimento e Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Processo Saúde-Doença | pt_BR |
dc.subject.other | Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.title | Promoção à saúde: o programa saúde na escola como orientador do processo de educação em saúde | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.