Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44223
Type: Dissertação
Title: Abordagem sócio-espacial: rumo a assessoria problematizadora
Authors: Luiz Felipe Velloso Leal
First Advisor: Marcela Silviano Brandão Lopes
First Referee: Ana Paula Baltazar dos Santos
Second Referee: Karina Oliveira Leitão
Abstract: Esta dissertação busca contribuir para a construção de uma teoria sócio-espacial a partir da mobilização de alguns trabalhos de extensão influenciados pela Assessoria Técnica Direta construída pelo Escritório de Integração e vinculados ao curso de arquitetura e urbanismo da PUC – MG. Autogestão sócio-espacial é a noção adotada como referência para estabelecer um horizonte de transformação radical, no qual o modo de produção capitalista seria superado. Para tal, o conceito de reprodução das relações sociais de produção desenvolvido por Lefebvre é tratado à luz desta ótica sócio-espacial, no sentido de indicar características do movimento do capital através e na produção do espaço urbano. A práxis autonomista elucidada por Cornelius Castoriadis compõe igualmente este horizonte autogestionário levando-se em conta a produção de relações sociais constituídas, em parte, por subjetividades que apresentam uma cisão representada na figura do Eu e do Outro. A autonomia inscrita na proposta da autogestão sócio-espacial é, por isso, caracterizada tanto pela práxis ao nível de situações locais, diretamente envolvidas nos trabalhos de assessoria, quanto por horizontes globais de emancipação em relação à dinâmica do atual modo de produção social. Desse modo, assessoria problematizadora significa estabelecer esforços na direção desta autonomia, tendo como base práticas menos atreladas ao caráter produtivista da mera resolução de problemas e mais empenhadas na construção de ambientes que possam favorecer a emergência de novos problemas, e com eles, novas aprendizagens. Seguindo este raciocínio, a problematização-aprendizagem foi um termo adotado para apontar direções a serem tomadas pelas situações educativas que caracterizam contatos entre saberes técnico e popular. Assim, os processos que derivam do encontro entre técnico e morador pobre, recorrentes na assessoria em arquitetura urbana, são enfatizados em oposição aos produtos espaciais heterônomos, que aparecem como necessidade inegociável dos assessorados. Portanto, as experiências de trabalho relatadas revelam como seria indispensável assumir o caráter pedagógico da abordagem sócio-espacial, apostando assim, que processos de aprendizagem não-heterônomos podem ser acionados por meio de engajamentos e exercícios críticos problematizadores. A pedagogia sócio-espacial, para além de nomear um grupo de estudos do qual este autor faz parte, seria uma contribuição fundamental à construção da teoria sócio-espacial, que no caso desta investigação, serve de orientação para debater sobre aspectos educacionais presente nas práticas de assessoria.
Abstract: This dissertation seeks to contribute to the construction of a socio-spatial theory based on the mobilization of some extension work influenced by Direct Technical Consultancy built by the Integration Office and linked to the Architecture and Urbanism course at PUC -MG. Social-spatial self-management is the notion adopted as reference to establish a horizon of radical transformation, in which the capitalist mode of production would be overcome. To this end, the concept of reproduction of the social relations of production developed by Lefebvre is treated in the light of this social-spatial perspective, in order to indicate characteristics of the movement of capital through and in the production of urban space. The autonomist praxis elucidated by Cornelius Castoriadis also composes this self-management horizon, taking into account the production of social relations constituted, in part, by subjectivities that present a split represented in the figure of the Self and the Other. The autonomy inscribed in the proposal of socio-spatial self-management is, therefore, characterized both by praxis at the level of local situations, directly involved in the consultancy work, and by global horizons of emancipation in relation to the dynamics of the current mode of social production. In this way, problematizing consultancy means establishing efforts towards this autonomy, based on practices that are less tied to the productivist character of mere problem solving and more committed to the construction of environments that can favor the emergence of new problems, and with them, new learning. Following this reasoning, problematization-learning was a term adopted to point out directions to be taken by educational situations that characterize contacts between technical and popular knowledge. Thus, the processes that derive from the encounter between technician and poor dweller, recurrent in urban architecture consultancy, are emphasized in opposition to the heteronomous spatial products, which appear as a non-negotiable need of the consulted. Therefore, the reported work experiences reveal how indispensable it would be to assume the pedagogical character of the socio-spatial approach, betting that non-heteronomous learning processes can be activated through critical problematizing engagements and exercises. Socio-spatial pedagogy, besides naming a study group of which this author is a member, would be a fundamental contribution to the construction of socio-spatial theory, which in the case of this research, serves as a guideline to discuss educational aspects present in consultancy practices.
Subject: Espaço urbano
Educação
Aprendizagem
Autogestão
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44223
Issue Date: 9-Nov-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abordagem sócio-espacial. Rumo a assessoria problematizadora_Luiz Felipe Leal.pdf3.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.