Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Antônio dos Prazerespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1840148993317983pt_BR
dc.contributor.referee1Regina Lúcia Peret Dell Isola Denardipt_BR
dc.contributor.referee2Ada Magaly Matias Brasileiropt_BR
dc.creatorValdirene Batista da Costa Lagept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1280214344641954pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-12T17:00:44Z-
dc.date.available2022-08-12T17:00:44Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44230-
dc.description.abstractIn this work, a didactic sequence (DS) of a school summary was elaborated by means of the retextualization of scientific articles, aiming at improving students' written and reading skills. In the DS, activities were developed in order to improve language skills that enable students’ appropriation of increasingly complex language practices. These skills, as proposed by Bronckart (1999), can be: action skills (adaptation to context and referent), discursive skills (discursive structuring) and linguistic-discursive skills (mastery of psycholinguistic, linguistic and discursive operations). The elaboration of a summary contributes to the understanding of the basic text, in this case, of a scientific article and the didactic sequence proposed by Schneuwly and Dolz (2004) constitutes a pertinent instrument to reach that end, together with the retextualization that institutes an approach of reading different from the traditional ones based on explicit or implicit questions provided by textbooks. The results show that the work developed generated changes, that is, new knowledge, for all the ones involved: language skills developed by the students; planning and preparation of didactic material, by the teacher. In addition, the results show that the work developed in Portuguese language classes can contribute to the development of other areas by promoting reading activities of scientific texts, aiming at students’ understanding of the context and the referent, its planning, the textualization and enunciative mechanisms.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho elaborou-se uma sequência didática (SD) de resumo escolar por meio da retextualização de artigos de divulgação científica, visando aprimorar capacidades de linguagem escrita e leitora dos estudantes. Na SD foram elaboradas atividades para desenvolver capacidades de linguagem que viabilizam a apropriação de práticas de linguagem cada vez mais complexas. Essas capacidades, conforme propõe Bronckart (1999), podem ser de ação (adaptação ao contexto e ao referente), discursivas (estruturação discursiva) e linguístico-discursivas (domínio das operações psicolinguísticas, linguísticas e discursivas). A elaboração de resumo contribui para a compreensão do texto-base, no caso, do artigo de divulgação científica, conforme modelo de sequência didática proposta por Schneuwly e Dolz (2004) constitui-se em um instrumento pertinente para alcançar esse fim, juntamente, com a retextualização que institui uma abordagem de leitura diferente daquelas tradicionais de perguntas explícitas ou implícitas que constam nos livros didáticos. Os resultados apontam que o trabalho desenvolvido gerou mudanças, novos conhecimentos para todos os participantes envolvidos: capacidades de linguagem desenvolvidas pelos alunos; planejamento e elaboração de material didático, pelo professor. Além disso, sinalizam que o trabalho executado nas aulas de Língua Portuguesa pode contribuir para o desenvolvimento nas/das demais áreas, ao promover atividades de leitura de textos da esfera científica, objetivando a compreensão do contexto e do referente, de sua planificação, dos mecanismos de textualização e enunciativos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResumo escolar Sequência didática Retextualizaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherResumospt_BR
dc.titleSequência didática: resumo escolar por meio de retextualização de artigo de divulgação científicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.