Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44252
Type: | Dissertação |
Title: | Projeto de oficinas literárias: um olhar para a sala de aula |
Authors: | Grasiela Aparecida Coutinho |
First Advisor: | Elzimar Goettenauer de Marins Costa |
First Referee: | Luiza Santana Chaves Miconi Ferreira |
Second Referee: | Luciano Magnoni Tocaia |
Abstract: | Inúmeras são as pesquisas que vêm sendo realizadas no campo da educação, na tentativa de explicar os fenômenos linguísticos, mais ainda no que diz respeito ao processo de ensino/aprendizagem, e isso se confirma quando alunos chegam ao ensino fundamental II apresentando algumas lacunas nesse processo. Muitas vezes, o aluno não realiza as atividades simplesmente porque não quer, mas porque não sabe, não entende o que fazer, já que não consegue ao menos ler o que é pedido ou ainda porque não consegue estabelecer diálogo com o professor ou um colega pedindo ajuda. As crianças, ainda que não consigam ler e escrever o minimamente necessário, em geral são promovidas de um ano a outro em nome da promessa de que um dia, sozinhas, serão capazes de aprender. Essa perspectiva acaba desincumbindo a escola de buscar estratégias para que essas crianças aprendam. Pensando nessas lacunas não preenchidas, faz-se necessário repensar o fazer docente, adotar práticas diferenciadas de ensino para que nossos alunos avancem e para que haja interação social tanto dentro, quanto fora dos limites da escola. No presente Projeto deoficinas literárias propõe-se um trabalho onde se busca desenvolver atividades que aprimorem a prática docente. O objetivo é propor e desenvolver atividades voltadas à leitura e compreensão de textos narrativos ficcionais, selecionados de acordo com o público-alvo e com vistas ao aprimoramento da aprendizagem, ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita e, consequentemente, ao convívio social dos alunos. As discussões se fundamentam, principalmente, nas teorias de Soares (2007, 2017), Kleiman (2005, 2007, 2014), Antunes (2003), Compagnon (2009), Cosson (2009), Paiva (2003), Rojo (2009, 2012). |
Abstract: | In research are required research related in the field of education, in an attempt to explain the linguistic processes, even more about the teaching / learning process, and this is confirmed when students enter elementary school. Often, the student does not perform the activities simply because he does not want to, but because he does not know, does not understand what to do, as he cannot even read what is asked or because he cannot establish a dialogue with the teacher or a colleague asking for help . Children, even if they cannot read and write as little as necessary, are usually promoted from one year to the next in the name of the promise that one day, alone, they will be able to learn. This perspective ends up discharging the school to seek strategies for these children to learn. Thinking about these unfilled gaps, it is necessary to rethink the teaching practice, adopting differentiated teaching practices so that our students advance and so that there is social interaction both inside and outside the boundaries of the school. In this Literary Workshops Project, a work is proposed which seeks to develop practices that improve teaching practice. The objective is to propose and develop activities aimed at reading and understanding fictional narrative texts, selected according to the target audience and with a view to improving learning, developing reading and writing skills and, consequently, social interaction of students . The implications are fundamentally based on the theories of Soares (2007, 2017), Kleiman (2005, 2007, 2014), Antunes (2003), Compagnon(2009), Cosson (2009), Paiva (2003), Rojo (2009, 2012). |
Subject: | Letramento Escrita Produção de textos Gêneros textuais |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44252 |
Issue Date: | 16-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Grasiela Aparecida Coutinho - DISSERTAÇAO 01 04 2022_pdfa.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License