Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44305
Type: Artigo de Periódico
Title: Avaliando a relação entre qualidade percebida de serviços e recomendação no curso de administração de uma IES privada de Belo Horizonte
Other Titles: Assessing the relationship between perceived service quality and recommendation on administration course of an private higher education institution from Belo Horizonte
Authors: Luiz Antonio de Carvalho Godinho
Gisele de Araújo Pereira
Marlusa de Sevilha Gosling
Kenyth Alves de Freitas
Eros Viggiano de Souza
Abstract: O ensino superior brasileiro tem apresentado forte expansão nas últimas duas décadas. Entretanto, as oportunidades de crescimento e a busca de lucro ofereceram ao ensino um caráter mercantil, fazendo com que a qualidade dos cursos não acompanhasse número crescente de novas vagas, especialmente nas instituições de ensino superior (IES) privadas. Nesse contexto, esta pesquisa foi realizada junto aos alunos concluintes do curso de Administração de uma instituição privada, com o intuito de verificar como as dimensões de qualidade influenciam a recomendação do curso pelos pesquisados, através de uma escala adaptada a partir da SERVPERF. A análise fatorial exploratória retornou dimensões diferentes das usadas na escala SERVPERF original, resultando em nova estrutura para o contexto educacional. Dentre as novas dimensões identificadas, atendimento ampliado e confiabilidade- empatia apresentaram impacto significativo em recomendação. O estudo apontou ainda que os constructos aspectos tangíveis e confiabilidade não tiveram impactos significativos em recomendação.
Abstract: The Brazilian higher education has showed strong growth over the past two decades. However, opportunities for growth and profit seeking offered commercial character to education, making that the quality of the courses did not follow the growing number of new vacant situations, especially in the private higher education institutions. In this context, this research was conducted with the graduating students of a private institution, in order to check the dimensions of quality, from a scale adapted from SERVPERF, influencing the recommendation of the course by respondents. Exploratory factor analysis returned different dimensions from those used in the original SERVPERF scale, resulting in a new structure for the educational context. Among the new dimensions identified, expanded service and reliability-empathy had a significant impact on recommendation. The study also showed that the tangible aspects and reliability constructs had no significant impact on recommendation.
Subject: Universidades e faculdades particulares - Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.3738/1982.2278.1639
URI: http://hdl.handle.net/1843/44305
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/article/view/1639/2119
metadata.dc.relation.ispartof: Nucleus
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