Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44329
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tecnologias digitais para o ensino em saúde: relato de experiências e a convergência para o projeto avas21
Título(s) alternativo(s): Technologies for health education: experiences in a faculty of Medicine and the convergence for the AVAS21 Project
Autor(es): Zilma Silveira Nogueira Reis
Maria co Carmo Barros de Melo
Edson José Correa
Alamanda Kfoury Pereira
Dimitri Bassani Dos Santos
Humberto José Alves
Resumo: Objetivo: discutir oportunidades atuais para o emprego de ambientes virtuais de ensino em saúde (AVAS) emostrarcomo estes têm sido utilizados em uma faculdade de medicina. Método: as experiências formativas com utilização de AVAS foram levantada se analisadas por um grupo de professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na busca de convergência ao disponibilizar conteúdos no formato digital. Resultados: o acervo institucional inclui cursos completos, aulas, vídeos educativos, imagens, jogos e aplicativos, além de plataformas de ensino, teleconsultorias e simulação virtual, evidenciando uma presença marcante na formação profissional. A educação continuada a distância foi a demanda que mais originou material pedagógico em formato digital. Conclusões: o AVAS tem contribuído para viabilizar a educação em condições em que professor e aluno não compartilham espaço e tempo, mas o sistema também pode, na Faculdade, contribuir para aprimorar o ensino na modalidade presencial.
Abstract: Objective: To discusscurrent opportunities for using health teaching virtual environments (AVAS) and to show how these have been applied at a medical school. Method: Education experiences based on AVAS were surveyedand analysedby a team of professors from the Medical School of the Federal University of Minas Gerais in seek of convergence with respect to making contents in digital shape available. Results: The institution collection comprises complete courses, classes, education videos, pictures, games and applications, as well as teaching platforms, distance consulting and virtual simulation, which indicates animportant presence of digital resources within professional education. It was distance lifelong learning that yielded most digital pedagogical material. Conclusion: AVAS has played a role in offering education in conditions under which teachers and students do not share their place and time, but it can also contribute an improved form of conventional teaching to the medical school.
Assunto: Universidades
Educação à Distância
Materiais de Ensino
Telemedicina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44329
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/4685/3488
metadata.dc.relation.ispartof: Rev. saud. digit. tec. edu
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologias digitais para o ensino em saúde relato de experiências e a convergência para o projeto AVAS21.pdf428.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.