Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/44350
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Educação permanente em enfermagem na terapia intensiva |
Autor(es): | Jacqueline Aparecida de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Carla Aparecida Spagnol |
Resumo: | A educação permanente promove o desenvolvimento holístico do profissional, aproveitando as situações do ambiente de trabalho em que está inserido, para melhorar e aperfeiçoar seus conhecimentos. Na enfermagem essa modalidade de educação capacita a equipe para renovar as técnicas, os procedimentos e as habilidades para se trabalhar com novas tecnologias. O Centro de Tratamento Intensivo (CTI), por atender pacientes críticos e de alta complexidade, é um local que exige saberes específicos e equipamentos de alta tecnologia, o que aumenta a necessidade de atualização dos profissionais deste setor. O objetivo é identificar nos artigos científicos nacionais como tem sido desenvolvida a educação permanente da equipe de enfermagem no CTI. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com artigos publicados no período de 2007 a 2017 no idioma português. Foram encontrados 583 artigos e selecionados 05 para a amostra final. A enfermagem participou das capacitações de todos os estudos analisados. Foram associadas diferentes estratégias de ensino para desenvolverem as capacitações propostas, além de utilizarem diversos materiais didáticos. Em todas as capacitações foi realizada uma avaliação antes e após a ação educativa com a equipe. De modo geral, em todos os artigos os resultados decorrentes das capacitações realizadas foram satisfatórios, o que mostra a importância de um programa permanente de capacitação da equipe de enfermagem na Terapia Intensiva. Pode-se dizer que apesar de existirem ações de educação permanente nos CTIs, essa é uma política que ainda precisa se fortalecer e se consolidar nos hospitais brasileiros, visto que nesse estudo encontrou-se um número reduzido de artigos relacionados ao tema. O que responde em parte aos pressupostos da autora para se elaborar essa revisão integrativa. |
Assunto: | Educação Continuada em Enfermagem Unidades de Terapia Intensiva Revisão Sistemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Curso de Especialização em Estratégia do Cuidar em Enfermagem |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44350 |
Data do documento: | 4-Mai-2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estratégia do Cuidar em Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação permanente em enfermagem na Terapia Intensiva.pdf | 777.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.