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dc.contributor.advisor1Carla Aparecida Spagnolpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5113533258591269pt_BR
dc.creatorJacqueline Aparecida de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T12:48:10Z-
dc.date.available2022-08-18T12:48:10Z-
dc.date.issued2018-05-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44350-
dc.description.resumoA educação permanente promove o desenvolvimento holístico do profissional, aproveitando as situações do ambiente de trabalho em que está inserido, para melhorar e aperfeiçoar seus conhecimentos. Na enfermagem essa modalidade de educação capacita a equipe para renovar as técnicas, os procedimentos e as habilidades para se trabalhar com novas tecnologias. O Centro de Tratamento Intensivo (CTI), por atender pacientes críticos e de alta complexidade, é um local que exige saberes específicos e equipamentos de alta tecnologia, o que aumenta a necessidade de atualização dos profissionais deste setor. O objetivo é identificar nos artigos científicos nacionais como tem sido desenvolvida a educação permanente da equipe de enfermagem no CTI. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com artigos publicados no período de 2007 a 2017 no idioma português. Foram encontrados 583 artigos e selecionados 05 para a amostra final. A enfermagem participou das capacitações de todos os estudos analisados. Foram associadas diferentes estratégias de ensino para desenvolverem as capacitações propostas, além de utilizarem diversos materiais didáticos. Em todas as capacitações foi realizada uma avaliação antes e após a ação educativa com a equipe. De modo geral, em todos os artigos os resultados decorrentes das capacitações realizadas foram satisfatórios, o que mostra a importância de um programa permanente de capacitação da equipe de enfermagem na Terapia Intensiva. Pode-se dizer que apesar de existirem ações de educação permanente nos CTIs, essa é uma política que ainda precisa se fortalecer e se consolidar nos hospitais brasileiros, visto que nesse estudo encontrou-se um número reduzido de artigos relacionados ao tema. O que responde em parte aos pressupostos da autora para se elaborar essa revisão integrativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Estratégia do Cuidar em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectTerapia Intensivapt_BR
dc.subject.otherEducação Continuada em Enfermagempt_BR
dc.subject.otherUnidades de Terapia Intensivapt_BR
dc.subject.otherRevisão Sistemáticapt_BR
dc.titleEducação permanente em enfermagem na terapia intensivapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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