Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44441
Type: Dissertação
Title: A contribuição da(s) poesia(s) urbana(s) para o letramento literário no fundamental II
Authors: Laiz Soares Shakespeare Pereira
First Advisor: Cristiano Silva de Barros
First Referee: Evaldo Balbino da Silva
Second Referee: Luiza Santana Chaves Miconi Ferreira
Abstract: Esta dissertação apresenta uma proposta para o letramento literário em poesia que contempla as poéticas urbanas adotadas com a metodologia da sequência para o letramento literário de Cosson (2009), juntamente com o Projeto didático de gênero de Guimarães e Kersh (2012). O objeto de estudo é a contribuição de gêneros poéticos como o slam, rap e batalha de rimas no letramento em poesia e na possibilidade de enriquecer o repertório poético de jovens no ensino fundamental II. A pesquisa e as atividades foram pensadas para contemplar o estudante na escola e prestigiar a característica poética das atividades culturais periféricas. Há uma proposta de publicação dos textos poéticos por meio de um podcast literário que possa expandir o alcance das composições dos estudantes. A pesquisa possui caráter propositivo e foi desenvolvida de modo a aceitar adaptações conforme a realidade em que for aplicada. Através deste trabalho foi possível concluir que a escola necessita do diálogo constante com a rua e as camadas populares para suprir as reais demandas e se fazer significativa para sua comunidade.
Abstract: This dissertation presents a proposal for literary literacy in poetry that contemplates the urban poetics adopted with the sequence methodology for the literary literacy of Cosson (2009) along with the genre didactic project of Guimarães and Kersh (2012). This study’s object is the poetic genres’ contribution as slam, rap and rhyme battles in the literacy in poetry and in the possibility of enriching the poetic repertory of young second-graders. The research and the activities were thought to contemplate the student in the school and to honor the poetic characteristic of peripheral cultural activities. There is a proposal of publication of the poetics texts by a literary podcast that can expand the achievement of the students’ compositions. The research has propositive character and was developed in order to accept adaptations according to the reality applied. Through this work it was possible to conclude that the school needs constant dialogue with the street and the popular layer to supply the actual demands and make yourself significant for your community.
Subject: Letramento
Literatura – Estudo e ensino
Poesia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44441
Issue Date: 15-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Laiz_Soares_Final.pdf4.16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons