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http://hdl.handle.net/1843/44496
Tipo: | Dissertação |
Título: | Performances da branquitude: o que é que a baiana tem feito no Axé? |
Autor(es): | Mariana Marina Santos de Carvalho |
primer Tutor: | Glaura Lucas |
primer miembro del tribunal : | Lúcia Pompeu de Freitas Campos |
Segundo miembro del tribunal: | Lourenço da Conceição Cardoso |
Tercer miembro del tribunal: | Eduardo Pires Rosse |
Resumen: | O objetivo da pesquisa é problematizar a branquitude a partir das performances das cantoras Claudia Leitte, Daniela Mercury e Ivete Sangalo, ícones do gênero Axé music, uma cultura que se caracteriza pelo encontro da música dos blocos de trio – frevo baiano – com a música dos blocos afro – samba-reggae (GUERREIRO, 2000). A proposta é focalizar a dimensão da branquitude (BENTO, 2002) em suas performances, analisando a influência dessa visão de mundo na música, e questionando os estereótipos da mulher branca como o padrão estético e o ideal feminino (CARNEIRO, 2020). Analiso a concepção artística da branquitude a partir dos seguintes trabalhos: Claudia Leitte – DVD Negalora (2012); Daniela Mercury – Videoclipe Pantera Negra Deusa (2018); Ivete Sangalo – Videoclipe O mundo vai (2020). Aqui, entendo a música enquanto performance, o que significa entendê-la como um fenômeno irredutivelmente social (COOK, 2006), que transcende o universo estritamente sonoro (ALMEIDA, 2017). Também diferencio a performance nos dois formatos – no show ao vivo, realizado para a gravação do DVD, e nos videoclipes. Para a descrição e análise do material, localizo a branquitude, apresentando brevemente os Estudos Críticos da Branquitude, destacando o privilégio branco, que irá impactar o acesso de mulheres brancas e mulheres negras ao mercado de trabalho. Abordo o gênero Axé music, com foco nas relações raciais, trazendo uma perspectiva que contribui para as análises. Além do lócus de enunciação das cantoras, problematizo o meu próprio lugar enquanto mulher branca na pesquisa, evidenciando que sempre produzimos de algum lugar. Assim, evidencio a influência dessa visão de mundo na música, demonstrando como a concepção artística está marcada pelo lugar social que essas mulheres brancas ocupam na sociedade racista brasileira. |
Asunto: | Axé-music Performance musical Racismo na arte Cantoras - Bahia Sangalo, Ivete, 1972- Leitte, Cláudia, 1980- Mercury, Daniela, 1965- |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44496 |
Fecha del documento: | 30-nov-2021 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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