Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44511
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Atratividade de destino turístico: a percepção dos atores locais de Ouro Preto, MG, Brasil
Título(s) alternativo(s): Destination’s attractiveness: stakeholders’ perceptions from Ouro Preto, MG, Brazil
Autor(es): Mariana de Freitas Coelho
Marlusa de Sevilha Gosling
Giulia Berbel
Resumo: O marketing turístico ainda é uma área que enfrenta dificuldades em estabelecer bases teóricas sólidas, dada a complexidade do amálgama turístico. Os atrativos turísticos e os elementos relacionados à infraestrutura dos serviços e dos produtos de uma localidade turística são mencionados pela literatura como importantes para a atração de visitantes. Contudo, não se sabe exatamente os elementos percebidos por atores de um destino turístico. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar os principais elementos de atratividade local percebidos por stakeholders de um destino turístico histórico‑cultural. A abordagem do estudo foi qualitativa e se baseou em entrevistas em profundidade com atores do trade turístico de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. O estudo demonstrou que a percepção de atratividade dos atores entrevistados abrange os atrativos histórico‑culturais diferenciados e problemas como amadorismo e falta de inovação na prestação de serviços. Também foram apontadas soluções como a possibilidade de exploração de atrativos naturais e a diferenciação dos produtos frente à concorrência de destinos competidores.
Abstract: Tourism marketing is still a theme which faces difficulties to stablish solid theoretical basis, given the complexity of the tourism amalgam. The touristic attractions and infrastructure‑related elements of a tourist location are mentioned in the literature as important for attracting visitors. However, the elements perceived by actors of a touristic destination remain unknown. Therefore, the objective of this paper was to identify the main elements of attractiveness perceived by stakeholders of an historical destination. Through a qualitative approach the research is based on in‑depth interviews with local stakeholders from Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil. The study showed that the perception of attractiveness of local actors covers the historical and cultural distinct attractions and problems such as lack of service innovation and professionalism. It also points solutions such as the exploitation of potential attractions and product differentiation towards competitors.
Assunto: Turismo - Ouro Preto (MG)
Marketing turístico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.25145/j.pasos.2016.14.060
URI: http://hdl.handle.net/1843/44511
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://ojsull.webs.ull.es/index.php/Revista/article/view/711/1443
metadata.dc.relation.ispartof: PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural.
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