Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44536
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Educação em saúde como estratégia para promoção do envelhecimento saudável – revisão integrativa da literatura |
Authors: | Dayane Aparecida Viana |
First Advisor: | Alda Martins Gonçalves |
First Referee: | Alda Martins Gonçalves |
Second Referee: | Maria Antonini Ribeiro Bastos |
Abstract: | No mundo inteiro a população está ficando cada vez mais envelhecida, com isso novos desafios tem surgido em relação ao parâmetro saúde-doença. Uma das especificidades das ações de educação em saúde é a promoção da saúde das pessoas. Pensando nisso, realizou-se o presente estudo com o objetivo de caracterizar o conhecimento científico sobre estudos que contemplam ações educativas em saúde como promotoras do envelhecimento saudável. A pesquisa foi elaborada a partir de uma revisão integrativa da literatura no período de 2009 a 2013, nas bases de dados SCIELO, LILACS e MEDLINE com a utilização dos descritores “educação em saúde”, “promoção da saúde” e “envelhecimento”, sendo selecionados três artigos relacionados ao tema para analise. Os resultados indicam estudos selecionados nas bases de dados LILACS e SCIELO, nos anos de 2009, 2010 e 2012, nas regiões sudeste, sul e centro-oeste do Brasil e com nível de evidência 4 e 5. A maioria das ações educativas foi realizada em grupo na Universidade Aberta a Terceira Idade, Estratégia de Saúde Família e Unidade Básica de Saúde, tendo como temas principais promoção da saúde. Todos os estudos abordaram benefícios provenientes das atividades de educação. Contudo pode concluir que os estudos não apresentaram altos níveis de evidências das investigações sobre educação em saúde como parâmetro para a promoção do envelhecimento saudável. Isso demonstra a necessidade da elaboração de pesquisa com maior rigor metodológico, que sejam mais abrangentes com população maiores. |
Abstract: | Worldwide population is getting increasingly aged, with new challenges that have arisen in relation to health and disease parameter. One of the specificities of health education activities is the promotion of public health. Thinking about it, there was this study aimed to characterize the scientific knowledge on studies that include educational actions in health and promoting healthy aging. The research was developed from an integrative review of the literature from 2009 to 2013, in SCIELO databases, LILACS and MEDLINE using the keywords "health education", "health promotion" and "aging", and selected three articles related to the subject for analysis. The results indicate studies selected in the databases LILACS and SCIELO, in 2009, 2010 and 2012, in the southeast, south and west-central Brazil and level of evidence 4 and 5. Most educational activities took place in a group at the Open University to the Elderly, Family Health Program and Basic Health Unit, whose main themes health promotion. All studies have addressed benefit from the educational activities. However it can be concluded that the studies did not show high levels of evidence of health education research as a parameter for the promotion of healthy aging. This demonstrates the need to draw up research with greater methodological rigor, that are more comprehensive with higher population. |
Subject: | Educação em saúde Promoção da saúde Envelhecimento Dissertação acadêmica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Enfermagem |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44536 |
Issue Date: | 26-Jun-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DAYANE APARECIDA VIANA.pdf | 6.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.