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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Unidade didática para o ensino de inglês
Autor(es): Ana Flora Franco Borin
primer Tutor: Adriana Maria Tenuta de Azevedo
Resumen: The following paper seeks to develop two independent theme-based units which bear a communicative purpose both in the macro level - through the selection of cultural aspects which appear in relation to authentic communicative situations - and in the micro level – developing inductive tasks whose outcome depends on learners’ interaction. The starting point for the theme choices was based on my own interests and experiences with the target language since the familiarity with the topics benefits the search for the related material. A second filter was the question of how appealing the topics could be for the intended audience taking into consideration its age group and social context. The final criteria were the communicative potential and the possible social destination that could derive from the chosen themes. Both units are based on cultural aspects of the target language and country of interest but there is a concern related to ethnocentric point of view which may be reinforced by the reproduction of stereotypes. In this way, although unit one (“Festivals and Travels”) is centered on the typically western tradition of music festivals, there is the inclusion of a variety of celebrations from different cultures and the link with local traditions is also pursued. Similarly, unit two (“Arts and Museums”) features well established artists from the British modernism in addition to marginal artists from the contemporary scene. The units aim to integrate the four linguistic skills (listening, reading, writing and speaking) according to contemporary approaches to ESL teaching which are grounded on key concepts of critical literacy. These include task-based inductive activities combining top-down and bottom-up techniques that seek to promote learner’s autonomy and a sense of ownership towards L2. Another important aspect to consider among all the activities is the variation of patterns of interaction they present, which is discriminated in the teacher’s guide.
Abstract: O artigo a seguir busca desenvolver duas unidades temáticas independentes que carregam uma propósito comunicativo tanto no nível macro - através da seleção de aspectos que aparecem em relação a situações comunicativas autênticas - e no nível micro – desenvolver tarefas indutivas cujo resultado depende interação. O ponto de partida para a escolha do tema foi baseado em meus próprios interesses e experiências com a língua-alvo, uma vez que a familiaridade com os temas beneficia o procure o material relacionado. Um segundo filtro foi a questão de quão atraente o temas poderiam ser para o público-alvo levando em consideração sua faixa etária e contexto social. Os critérios finais foram o potencial comunicativo e a possível destino social que poderia derivar dos temas escolhidos. Ambas as unidades são baseadas em aspectos culturais do idioma de destino e do país de interesse mas há uma preocupação relacionada ao ponto de vista etnocêntrico que pode ser reforçada por reprodução de estereótipos. Desta forma, embora a unidade um (“Festivais e Viagens”) centrado na tradição tipicamente ocidental dos festivais de música, há a inclusão de uma variedade de celebrações de diferentes culturas e a ligação com as tradições locais também é perseguida. Da mesma forma, a unidade dois (“Artes e Museus”) apresenta artistas bem estabelecidos do modernismo britânico, além de artistas marginais da cena contemporânea. As unidades visam integrar as quatro habilidades linguísticas (ouvir, ler, escrever e falando) de acordo com abordagens contemporâneas de ensino de ESL que são fundamentadas sobre os conceitos-chave da alfabetização crítica. Isso inclui atividades indutivas baseadas em tarefas combinando técnicas de cima para baixo e de baixo para cima que buscam promover a autonomia do aluno e um senso de propriedade em relação à L2. Outro aspecto importante a ser considerado entre todos atividades é a variação dos padrões de interação que elas apresentam, o que é discriminado no guia do professor.
Asunto: Língua inglesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Língua Inglesa
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44548
Fecha del documento: 10-ago-2017
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Inglesa

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