Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44548
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriana Maria Tenuta de Azevedopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8545870038468318pt_BR
dc.creatorAna Flora Franco Borinpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4421415097084821pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-24T18:56:51Z-
dc.date.available2022-08-24T18:56:51Z-
dc.date.issued2017-08-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44548-
dc.description.abstractO artigo a seguir busca desenvolver duas unidades temáticas independentes que carregam uma propósito comunicativo tanto no nível macro - através da seleção de aspectos que aparecem em relação a situações comunicativas autênticas - e no nível micro – desenvolver tarefas indutivas cujo resultado depende interação. O ponto de partida para a escolha do tema foi baseado em meus próprios interesses e experiências com a língua-alvo, uma vez que a familiaridade com os temas beneficia o procure o material relacionado. Um segundo filtro foi a questão de quão atraente o temas poderiam ser para o público-alvo levando em consideração sua faixa etária e contexto social. Os critérios finais foram o potencial comunicativo e a possível destino social que poderia derivar dos temas escolhidos. Ambas as unidades são baseadas em aspectos culturais do idioma de destino e do país de interesse mas há uma preocupação relacionada ao ponto de vista etnocêntrico que pode ser reforçada por reprodução de estereótipos. Desta forma, embora a unidade um (“Festivais e Viagens”) centrado na tradição tipicamente ocidental dos festivais de música, há a inclusão de uma variedade de celebrações de diferentes culturas e a ligação com as tradições locais também é perseguida. Da mesma forma, a unidade dois (“Artes e Museus”) apresenta artistas bem estabelecidos do modernismo britânico, além de artistas marginais da cena contemporânea. As unidades visam integrar as quatro habilidades linguísticas (ouvir, ler, escrever e falando) de acordo com abordagens contemporâneas de ensino de ESL que são fundamentadas sobre os conceitos-chave da alfabetização crítica. Isso inclui atividades indutivas baseadas em tarefas combinando técnicas de cima para baixo e de baixo para cima que buscam promover a autonomia do aluno e um senso de propriedade em relação à L2. Outro aspecto importante a ser considerado entre todos atividades é a variação dos padrões de interação que elas apresentam, o que é discriminado no guia do professor.pt_BR
dc.description.resumoThe following paper seeks to develop two independent theme-based units which bear a communicative purpose both in the macro level - through the selection of cultural aspects which appear in relation to authentic communicative situations - and in the micro level – developing inductive tasks whose outcome depends on learners’ interaction. The starting point for the theme choices was based on my own interests and experiences with the target language since the familiarity with the topics benefits the search for the related material. A second filter was the question of how appealing the topics could be for the intended audience taking into consideration its age group and social context. The final criteria were the communicative potential and the possible social destination that could derive from the chosen themes. Both units are based on cultural aspects of the target language and country of interest but there is a concern related to ethnocentric point of view which may be reinforced by the reproduction of stereotypes. In this way, although unit one (“Festivals and Travels”) is centered on the typically western tradition of music festivals, there is the inclusion of a variety of celebrations from different cultures and the link with local traditions is also pursued. Similarly, unit two (“Arts and Museums”) features well established artists from the British modernism in addition to marginal artists from the contemporary scene. The units aim to integrate the four linguistic skills (listening, reading, writing and speaking) according to contemporary approaches to ESL teaching which are grounded on key concepts of critical literacy. These include task-based inductive activities combining top-down and bottom-up techniques that seek to promote learner’s autonomy and a sense of ownership towards L2. Another important aspect to consider among all the activities is the variation of patterns of interaction they present, which is discriminated in the teacher’s guide.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Inglesapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguistic skillspt_BR
dc.subjectCommunicative purposept_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleUnidade didática para o ensino de inglêspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.AnaBorin.Final.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.