Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44551
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas de experiências com o cinema: reflexões sobre uma trajetória docente em formação
Autor(es): Valdenir Taveira Batista
Primeiro Orientador: Clarisse Maria Castro de Alvarenga
Primeiro membro da banca : Maria Amália de Almeida Cunha
Segundo membro da banca: Juliana Batista Faria
Terceiro membro da banca: Admir Soares de Almeida Júnior
Resumo: Este estudo consiste numa investigação, de caráter autobiográfico, sobre a constituição de uma trajetória docente, em formação, do autor. O objetivo deste trabalho é entender quais as lições, saberes e conhecimentos, oriundos das experiências e processos de criação com o cinema, são representativos da constituição desta formação docente. Esta investigação foi realizada a partir de duas oficinas de cinema realizadas em duas escolas, em períodos distintos desta trajetória. Além das oficinas, foram trazidos para reflexão os percursos pessoais de trabalho como arte-educador, num museu, e a experiência de criação com o cinema documentário. Por meio de uma proposta metodológica movente e processual de pesquisa, foi utilizado como recurso teórico-metodológico, principal, o domínio das pesquisas narrativas (auto) biográficas, em educação, entendidas como uma pesquisa-formação. Como aporte teórico de apoio, foram utilizados os sentidos de experiência de Jorge Larrosa (2002), o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989) e a ideia de lição sugerida a partir da narrativa em Walter Benjamin (1987). Por intermédio do trabalho de busca por indícios de experiências mais significativas desta trajetória foi possível a configuração de narrativas de experiências com o cinema que permitiram extrair as lições e saberes sobre o entendimento de uma formação, instaurada na relação entre docente e discente, potencializada pelos processos de criação com o cinema no espaço escolar. Além disso, os processos de criação fílmica possibilitaram a reflexão sobre a necessidade de um espaço-tempo livre, para criação e (re) utilização do cinema e do próprio espaço-tempo institucionalizado da escola. O trabalho contribui, ainda, para a reflexão da importância e necessidade de uma formação estética, ética e política do professor/a, por meio do encontro com novos modos de olhar o cinema e outras maneiras de pensar as relações entre cinema e educação, no âmbito das pesquisas narrativas (auto) biográficas.
Abstract: This research consists of an autobiographical investigation on the constitution of a teaching route in development of its author. This work aims to understand the lessons, understanding and knowledge which came from the experiences and creation processes with cinema and that are representative of the constitution of this teacher development. This investigation was based on two cinema workshops offered in two schools, in different periods of this route. Besides the workshops, a reflection upon the personal paths of working as an art educator in a museum and the experience of creation with documentary cinema was considered. Through a moving and processual methodological research proposal the main theoretical-methodological resource used was the domain of (auto)biographical narrative research in education, understood as a research-formation. As for theoretical support, the senses of experience in Jorge Larrosa (2002), the evidential paradigm in Carlo Ginzburg (1989) and the idea of a lesson suggested from the narrative in Walter Benjamin (1987) were considered. It was possible to configure narratives of experiences with cinema through the search for evidences of more significant experiences of this route. Based on that, it was possible to collect lessons and knowledge about the understanding of a development established in the relationship between teacher and student strengthen by the processes of creation with cinema in the school area. In addition, the film creation processes made it possible to reflect on the need for a free space-time, for the creation and (re)use of cinema and of the school's institutionalized space-time itself. Furthermore, this work contributes to the reflection of the importance and need of an aesthetic, ethical and political development of teachers, by providing new ways of looking at cinema and other ways of thinking about the relationship between cinema and education, in the scope of (auto)biographical narrative research.
Assunto: Cinema na educação
Professores -- Formação
Professores -- Autobiografia
Documentário (Cinema) -- Aspectos educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44551
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Narrativas de experiências com o cinema - Valdenir Taveira Batista.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.