Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44554
Tipo: Tese
Título: Investigação dos aspectos moleculares do fibroma cemento-ossificante por tecnologias ômicas: análises genômicas e proteômicas
Autor(es): Filipe Fideles Duarte Andrade
Primeiro Orientador: Ricardo Santiago Gomez
Primeiro Coorientador: Carolina Cavaliéri Gomes
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Thaís dos Santos Fontes Pereira
Primeiro membro da banca : Vanessa Fátima Bernardes
Segundo membro da banca: Silvia Ferreira de Sousa
Terceiro membro da banca: Sara Ferreira dos Santos Costa
Quarto membro da banca: Fabrício Tinôco Alvim de Souza
Resumo: O fibroma cemento-ossificante (FCO) é uma neoplasia benigna dos ossos do esqueleto maxilofacial, cujo potencial para crescimento contínuo pode acarretar prejuízos estéticos e/ou funcionais nos indivíduos afetados. Pouco ainda é entendido sobre os fatores envolvidos no seu desenvolvimento e progressão, impactando no estabelecimento de uma classificação clara, na identificação de marcadores auxiliares ao diagnóstico diferencial e no desenvolvimento de tratamentos menos agressivos. Desse modo, o presente estudo buscou identificar as alterações genéticas associadas à patogênese do FCO por meio de sequenciamento completo de exoma. Esta investigação teve também por objetivo avaliar se ocorrem diferenças na sinalização molecular entre FCO e a displasia fibrosa (DF) por análises proteômica e fosfoproteômica. Além disso, verificamos se a via MAPK participa da patogênese do FCO mediante análise imuno-histoquímica de fosfo-ERK1/2. No que diz respeito aos seus aspectos genéticos, os resultados do presente estudo sugerem que alterações genéticas pontuais tem um baixo impacto na patogênese do FCO, possivelmente representando alterações secundárias a eventos moleculares estruturais. A maioria das lesões apresentou intensa imunomarcação de fosfoERK1/2 sugerindo que a ativação da via MAPK apresenta um importante papel no desenvolvimento do FCO. Diferenças significativas foram observadas nos níveis de 51 proteínas, do sítio fosforilado ser61 da proteína YAP1 e na regulação de diversas vias biológicas, como aquelas relacionadas à função e organização da matriz extracelular e atividades plaquetária e eritrocitária. Em conclusão, o desequilíbrio entre diferenciação e crescimento celular no FCO é desencadeado por alterações nos níveis de diversas proteínas, como S100A4, S100A6, dermatopontina, assim como alterações na dinâmica do citoesqueleto e ativação de diferentes cascatas de sinalização, incluindo a via MAPK/ERK. Os achados também sugerem que, mesmo diante de uma intensa similaridade fenotípica entre FCO e a DF, existem numerosas diferenças na regulação dos processos envolvidos em sua patogênese.
Assunto: Cementoma
Fibroma Ossificante
Sequenciamento Completo do Exoma
Genômica
Proteômica
Displasia Fibrosa Óssea
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/44554
Data do documento: 17-Jan-2022
Término do Embargo: 17-Jan-2024
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.