Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44576
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Walter Batista Cicarinipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8534305229349069pt_BR
dc.contributor.referee1Walter Batista Cicarinipt_BR
dc.contributor.referee2Zidia Rocha Magalhaespt_BR
dc.creatorLuciana Jeronimo De Almeida Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-25T15:32:09Z-
dc.date.available2022-08-25T15:32:09Z-
dc.date.issued2015-09-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44576-
dc.description.abstractThe present final paper results from applying a learning situation based on the methodology of development of competencies in professional education, in particular in professional training in nursing technician, taught by SENAC, and aims to contribute to the reflection of more technical training and humanitarian ethics. The increasing interest in the notion of competence and its importance for professional education is the main justification for the proposed theme. In that sense, he has been trying to analyze the changes in vocational skills assessment, searching for new educational paradigms teacher-centric mediator between the knowledge, development of skills and the applicability, linked to the needs of each student. In the learning situation uses a qualitative approach, applying the corresponding methodology, where laboratories were developed practical applicability, and the data obtained were presented through the accompanying forms of development of the learning situation, where the interpretation made it possible to recognize the attitudes on the part of those involved and the correct use of the methodology based on skills, its applicability in your teaching and make the use that the teachers do the same.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho resulta da aplicação de uma situação de aprendizagem com base na Metodologia de Desenvolvimento de Competências na educação profissional, de um curso profissionalizante em técnico de enfermagem, ministrado pelo SENAC Minas. Visa contribuir para a reflexão da formação técnica mais humanitária e ética. O crescente interesse pela noção de competência, e sua importância para a educação profissional, é a principal justificativa para o tema proposto. Nesse sentido, buscou-se analisar as mudanças na avaliação profissionalizante por competências, buscando novos paradigmas educacionais centrado no docente mediador entre o conhecimento, o desenvolvimento das habilidades e a aplicabilidade, vinculados à necessidade de cada aluno. Na situação de aprendizagem utiliza-se uma abordagem qualitativa, aplicando a metodologia correspondente, onde foram desenvolvidos laboratórios de aplicabilidade prática, e os dados obtidos foram apresentados através de formulários de acompanhamento do desenvolvimento da situação de aprendizagem, onde a interpretação permitirá reconhecer as atitudes por parte dos envolvidos e a utilização correta da metodologia baseada em competências, sua aplicabilidade no seu fazer pedagógico e o uso que os docentes fazem da mesma.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectSituação de aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologia baseada em competênciaspt_BR
dc.subject.otherCompetência Profissionalpt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherMetodologiapt_BR
dc.subject.otherDocentespt_BR
dc.titleO aperfeiçoamento da ação docente para a educação profissional a partir da metodologia de desenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
LUCIANA JERONIMO DE ALMEIDA SILVA.pdf411.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.