Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/44576
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O aperfeiçoamento da ação docente para a educação profissional a partir da metodologia de desenvolvimento de competências |
Autor(es): | Luciana Jeronimo De Almeida Silva |
Primeiro Orientador: | Walter Batista Cicarini |
Primeiro membro da banca : | Walter Batista Cicarini |
Segundo membro da banca: | Zidia Rocha Magalhaes |
Resumo: | O presente trabalho resulta da aplicação de uma situação de aprendizagem com base na Metodologia de Desenvolvimento de Competências na educação profissional, de um curso profissionalizante em técnico de enfermagem, ministrado pelo SENAC Minas. Visa contribuir para a reflexão da formação técnica mais humanitária e ética. O crescente interesse pela noção de competência, e sua importância para a educação profissional, é a principal justificativa para o tema proposto. Nesse sentido, buscou-se analisar as mudanças na avaliação profissionalizante por competências, buscando novos paradigmas educacionais centrado no docente mediador entre o conhecimento, o desenvolvimento das habilidades e a aplicabilidade, vinculados à necessidade de cada aluno. Na situação de aprendizagem utiliza-se uma abordagem qualitativa, aplicando a metodologia correspondente, onde foram desenvolvidos laboratórios de aplicabilidade prática, e os dados obtidos foram apresentados através de formulários de acompanhamento do desenvolvimento da situação de aprendizagem, onde a interpretação permitirá reconhecer as atitudes por parte dos envolvidos e a utilização correta da metodologia baseada em competências, sua aplicabilidade no seu fazer pedagógico e o uso que os docentes fazem da mesma. |
Abstract: | The present final paper results from applying a learning situation based on the methodology of development of competencies in professional education, in particular in professional training in nursing technician, taught by SENAC, and aims to contribute to the reflection of more technical training and humanitarian ethics. The increasing interest in the notion of competence and its importance for professional education is the main justification for the proposed theme. In that sense, he has been trying to analyze the changes in vocational skills assessment, searching for new educational paradigms teacher-centric mediator between the knowledge, development of skills and the applicability, linked to the needs of each student. In the learning situation uses a qualitative approach, applying the corresponding methodology, where laboratories were developed practical applicability, and the data obtained were presented through the accompanying forms of development of the learning situation, where the interpretation made it possible to recognize the attitudes on the part of those involved and the correct use of the methodology based on skills, its applicability in your teaching and make the use that the teachers do the same. |
Assunto: | Competência Profissional Aprendizagem Metodologia Docentes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44576 |
Data do documento: | 10-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIANA JERONIMO DE ALMEIDA SILVA.pdf | 411.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.