Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44576
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O aperfeiçoamento da ação docente para a educação profissional a partir da metodologia de desenvolvimento de competências
Autor(es): Luciana Jeronimo De Almeida Silva
primer Tutor: Walter Batista Cicarini
primer miembro del tribunal : Walter Batista Cicarini
Segundo miembro del tribunal: Zidia Rocha Magalhaes
Resumen: O presente trabalho resulta da aplicação de uma situação de aprendizagem com base na Metodologia de Desenvolvimento de Competências na educação profissional, de um curso profissionalizante em técnico de enfermagem, ministrado pelo SENAC Minas. Visa contribuir para a reflexão da formação técnica mais humanitária e ética. O crescente interesse pela noção de competência, e sua importância para a educação profissional, é a principal justificativa para o tema proposto. Nesse sentido, buscou-se analisar as mudanças na avaliação profissionalizante por competências, buscando novos paradigmas educacionais centrado no docente mediador entre o conhecimento, o desenvolvimento das habilidades e a aplicabilidade, vinculados à necessidade de cada aluno. Na situação de aprendizagem utiliza-se uma abordagem qualitativa, aplicando a metodologia correspondente, onde foram desenvolvidos laboratórios de aplicabilidade prática, e os dados obtidos foram apresentados através de formulários de acompanhamento do desenvolvimento da situação de aprendizagem, onde a interpretação permitirá reconhecer as atitudes por parte dos envolvidos e a utilização correta da metodologia baseada em competências, sua aplicabilidade no seu fazer pedagógico e o uso que os docentes fazem da mesma.
Abstract: The present final paper results from applying a learning situation based on the methodology of development of competencies in professional education, in particular in professional training in nursing technician, taught by SENAC, and aims to contribute to the reflection of more technical training and humanitarian ethics. The increasing interest in the notion of competence and its importance for professional education is the main justification for the proposed theme. In that sense, he has been trying to analyze the changes in vocational skills assessment, searching for new educational paradigms teacher-centric mediator between the knowledge, development of skills and the applicability, linked to the needs of each student. In the learning situation uses a qualitative approach, applying the corresponding methodology, where laboratories were developed practical applicability, and the data obtained were presented through the accompanying forms of development of the learning situation, where the interpretation made it possible to recognize the attitudes on the part of those involved and the correct use of the methodology based on skills, its applicability in your teaching and make the use that the teachers do the same.
Asunto: Competência Profissional
Aprendizagem
Metodologia
Docentes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44576
Fecha del documento: 10-sep-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
LUCIANA JERONIMO DE ALMEIDA SILVA.pdf411.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.