Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44602
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O polo da moda em Belo Horizonte: uma análise histórica do Barro Preto
Título(s) alternativo(s): The polo fashion in Belo Horizonte: an historic analysis of Barro Preto
Autor(es): Felipe Gouvêa Pena
Talita Soares Martins
Laureane Leopoldino de Oliveira
Alexandre de Pádua Carrieri
Resumen: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise histórica do polo da moda localizado no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte, pelas memórias de pessoas que fazem e fizeram parte do seu cotidiano. Em uma abordagem qualitativa, foram feitas entrevistas semiestruturadas com funcionários, ges- tores, empresários e moradores da região. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para compreender, por meio das narrativas, o percurso his- tórico do Barro Preto no transcorrer dos anos. Este, antes caracterizado como um bairro operário, passou por mudanças em seu cotidiano que im- pactaram seu espaço, as relações entre os sujeitos, a gestão dos negócios, o perfil dos clientes, a competitividade e a manutenção do que já foi conside- rado um “grande polo da moda”. O presente artigo, ao utilizar a perspectiva histórica aliada ao cotidiano, possibilita a compreensão das singularidades que permeiam a gestão dos negócios ordinários que sustentam o polo da moda em Belo Horizonte.
Abstract: This article aims to present a historical analysis of the fashion polo located in Barro Preto neighborhood in Belo Horizonte, the memories of people who are and were part of their daily lives. In a qualitative approach, semi-structured in- terviews were conduct with employees, managers, entrepreneurs and residents. We used the content analysis technique to understand, through narratives, the historical course of Barro Preto through the years. Before making characterized as a working-class neighborhood has undergone changes in their daily lives that impacted on their space, the relationships between subjects, in business man- agement, customer profiling, competitiveness and maintenance of what has been considered a “great polo fashion “. This article, by using the historical perspective combined with everyday life, furthers our understanding of the uniqueness that permeate the management of ordinary business underpinning polo fashion in Belo Horizonte.
Asunto: Moda - História - Belo Horizonte
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.21714/1984-6975FACES2016V15N4ART3160
URI: http://hdl.handle.net/1843/44602
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://revista.fumec.br/index.php/facesp/article/view/3160
metadata.dc.relation.ispartof: R. Adm. FACES Journal Belo Horizonte
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O POLO DA MODA EM BELO HORIZONTE.pdf641.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.