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http://hdl.handle.net/1843/44642
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fazer-se comunitário em Maraã (AM): uma etnografia da experiência de comunidades ribeirinhas a partir da figura do professor comunitário |
Título(s) alternativo(s): | The making off comunitário in Maraã (Brazil): an ethnography of the experience of riverside communities based on the figure of the community teacher |
Autor(es): | Matheus Machado Vaz |
Primeiro Orientador: | Ana Maria Rabelo Gomes |
Primeiro membro da banca : | Deborah de Magalhães Lima |
Segundo membro da banca: | Nelissa Peralta Bezerra |
Terceiro membro da banca: | Luciano Mendes de Faria Filho |
Resumo: | No Médio Solimões, a partir dos anos de 1960, a organização comunitária inaugurou um novo modelo de condução de demandas, caracterizado pela autogestão e por formas específicas de relações sociais. Surge, assim, uma nova configuração social que dá lugar a aspectos também específicos na formação da pessoa do comunitário. Nesse projeto de criação dos filhos em conjunto, a escola e o professor têm um papel fundamental na constituição dos novos comunitários, tema da presente etnografia da experiência de comunidades ribeirinhas, em Maraã, na condução de suas escolas através dos eixos da territorialidade, socialidade e formação da pessoa. |
Abstract: | In the Middle Solimoes, since the 1960s, the community organization invented a new model of demand management, characterized by self-management and specific forms of social relations. A new kind of social configuration emerges, giving rise to specific aspects in the formation of the comunitário. In this project of raising children together, the school and the teacher have a fundamental role in the constitution of the new comunitário, theme of this ethnography of the experience of riverside communities in Maraã in the conduction of their schools through the axes of territoriality, sociality and constitution of the person. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44642 |
Data do documento: | 31-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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