Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44642
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Maria Rabelo Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9504461153751227pt_BR
dc.contributor.referee1Deborah de Magalhães Limapt_BR
dc.contributor.referee2Nelissa Peralta Bezerrapt_BR
dc.contributor.referee3Luciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.creatorMatheus Machado Vazpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450720827284146pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-29T13:11:04Z-
dc.date.available2022-08-29T13:11:04Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44642-
dc.description.abstractIn the Middle Solimoes, since the 1960s, the community organization invented a new model of demand management, characterized by self-management and specific forms of social relations. A new kind of social configuration emerges, giving rise to specific aspects in the formation of the comunitário. In this project of raising children together, the school and the teacher have a fundamental role in the constitution of the new comunitário, theme of this ethnography of the experience of riverside communities in Maraã in the conduction of their schools through the axes of territoriality, sociality and constitution of the person.pt_BR
dc.description.resumoNo Médio Solimões, a partir dos anos de 1960, a organização comunitária inaugurou um novo modelo de condução de demandas, caracterizado pela autogestão e por formas específicas de relações sociais. Surge, assim, uma nova configuração social que dá lugar a aspectos também específicos na formação da pessoa do comunitário. Nesse projeto de criação dos filhos em conjunto, a escola e o professor têm um papel fundamental na constituição dos novos comunitários, tema da presente etnografia da experiência de comunidades ribeirinhas, em Maraã, na condução de suas escolas através dos eixos da territorialidade, socialidade e formação da pessoa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectComunidades ribeirinhaspt_BR
dc.subjectMédio Solimõespt_BR
dc.subjectescola comunitáriapt_BR
dc.subjectprofessor comunitáriopt_BR
dc.subjectetnografiapt_BR
dc.titleFazer-se comunitário em Maraã (AM): uma etnografia da experiência de comunidades ribeirinhas a partir da figura do professor comunitáriopt_BR
dc.title.alternativeThe making off comunitário in Maraã (Brazil): an ethnography of the experience of riverside communities based on the figure of the community teacherpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Matheus Machado Vaz 22-08-2022.pdfFAZER-SE COMUNITÁRIO EM MARAÃ (AM): uma etnografia da experiência de comunidades ribeirinhas a partir da figura do professor comunitário8.3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons