Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44662
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marlene Azevedo Magalhães Monteiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3146038644632600pt_BR
dc.contributor.referee1Marlene Azevedo Magalhães Monteiropt_BR
dc.contributor.referee2Katia Ferreira Costa Campospt_BR
dc.creatorLidiane Michelle Coelho de Souza Paivapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-29T15:05:33Z-
dc.date.available2022-08-29T15:05:33Z-
dc.date.issued2014-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44662-
dc.description.abstractThe vocal health program for teachers has preventive character and health promotion of the voice ,seekingto the improvement of working conditions and environment in which teaching occurs. The objective of this study was to analyze the vocal health programs developed for teachers , and the efficiency and importance of this action for health their professionals. Was performed an integrative review with research in databases of the Virtual Health Library ( LILACS ), the descriptors: Vocal health program. Searched for articles published between 2010 and 2013 that addressed about vocal health programs targeted to teachers evaluating the benefits provided by these programs. Results: After the selective analysis, four studies comprised the final sample. Of studies found a phonoarticulatory analyzed parameters before and after the program, the second compared two programs , one of them offered only orientation and evaluation and another that also offered vocal rehabilitation, already the third assessed the maximum phonation time pre and post implementation of the program, and the last was a descriptive study of the program and its results.pt_BR
dc.description.resumoO programa de saúde vocal para professores possui caráter preventivo e de promoção à saúde da voz, que se volta para a melhoria das condições de trabalho e do ambiente no qual ocorre a docência. O objetivo deste trabalho foi analisar os programas de saúde vocal desenvolvidos para professores, e a eficiência e importância desta ação para a saúde destes profissionais. Foi realizada uma revisão integrativa com pesquisa nas Bases de Dados da Biblioteca Virtual da Saúde (LILACS), a partir dos descritores programa de saúde vocal. Pesquisaram-se artigos publicados entre 2010 e 2013 que tratassem sobre programas de saúde vocais direcionados a professores avaliando os benefícios proporcionados por estes programas. Após a análise seletiva, quatro estudos compuserem a amostra final. Dos estudos encontrados, um analisou os parâmetros fonoarticulatórios antes e após o programa; o segundo comparou dois programas, um deles que oferecia apenas orientação e avaliação e outro que oferecia também a reabilitação vocal; o terceiro trabalho avaliou o tempo máximo de fonação pré e pós aplicação do programa; e o último foi um estudo descritivo do programa e seus resultados. A partir da análise destes trabalhos foi observada pouca adesão dos professores aos programas de saúde vocal, embora os resultados tenham sido significativos na qualidade vocal nos grupos que participaram destes programas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectSaúde vocalpt_BR
dc.subjectPrograma de saúde vocalpt_BR
dc.subject.otherVozpt_BR
dc.subject.otherTreinamento da vozpt_BR
dc.subject.otherDocentespt_BR
dc.subject.otherDissertação Acadêmicapt_BR
dc.titleAnálise e importância dos programas de saúde vocal para professorespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC LIDIANE MICHELLE COELHO DE SOUZA PAIVA.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.