Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44684
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Heliana Ribeiro de Mellopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724573734505786pt_BR
dc.creatorPaula Gouvêa de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-29T20:30:40Z-
dc.date.available2022-08-29T20:30:40Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44684-
dc.description.abstractA partir do momento em que o Curso de Especialização em Inglês (CEI) oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais, muito se tem falado sobre a importância de ter os alunos se questionam e também refletem sobre seu papel de cidadão, responsável pela mudando. Segundo Mattos (2014), “o inglês tornou-se não apenas uma ferramenta para comunicação entre as várias culturas do mundo e entre os diferentes países, mas também uma instrumento de poder e dominação social”. Portanto, pensando no poder que a língua inglesa tem como ferramenta de comunicação, o livro didático “Trazendo as diferenças para dentro da sala de aula: A importância da O Ensino da Justiça foi idealizado com o intuito de proporcionar aos alunos a experiência de aprender através de uma reflexão crítica. Levando em conta a educação como um meio para fomentar a percepção dos alunos em relação à cidadania, este trabalho se vale da Alfabetização Crítica como forma de perceber o mundo. “Essencialmente, a Alfabetização Crítica trata de permitir que os jovens leiam tanto a palavra quanto o mundo em relação ao poder, identidade, diferenças e acesso ao conhecimento, habilidades, ferramentas e recursos. Trata-se também de escrever e reescrever o mundo [...]” (JANKS, 2013, p. 227). apud. MATTOS, 2014, P. 128). Como professores, desempenhamos um papel importante na orientação de nossos alunos para que eles possam ser autônomos e conscientes de sua capacidade de sucesso. Desta forma, quis elaborar este material de uma forma que fosse possível abordar algumas questões relacionadas à identidade cultural, que foi o tema da primeira unidade e também envelhecimento, tema principal da segunda unidade. Embora o material seja voltado principalmente para alunos adolescentes do ensino fundamental de escolas públicas, Considero o conteúdo útil também para jovens adultos. Dito isto, o objetivo final na elaboração deste livro didático foi a apresentação de um projeto final de conclusão do curso de Diploma, e por isso não tem propósitos e só podem ser reproduzidos com o consentimento prévio do autor.pt_BR
dc.description.resumoFrom the time the Curso de Especialização em Inglês (CEI) offered by Universidade Federal de Minas Gerais started, much has been said about the importance of having students question themselves and also reflect on their role as citizens, responsible for social changing. According to Mattos (2014), “English has become not only a tool for communication among the various world cultures and among different countries, but also a tool for power and social domination.” Therefore, thinking about the power that English language has as a tool for communication, the coursebook “Bringing differences to inside the classroom: The importance of Social Justice Teaching was devised in order to provide to the students the experience of learning through a critical reflection. Taking into account the education as a means to foster students’ perception towards citizenship, this work draw on Critical Literacy as a way of perceive the world. “Essentially, Critical Literacy is about enabling young people to read both the word and the world in relation to power, identity, differences an access to knowledge, skills, tools and resources. It is also about writing and rewriting the world [...]” (JANKS, 2013, p. 227 apud. MATTOS, 2014, P. 128). As teachers, we play an important role in leading our students so that they can be autonomous and aware of their capability of succeeding. In this way, I wished to devise this material in a way that it would be possible to approach some issues related to cultural identity, which was the topic of the first unit and also to ageing, the main topic of the second unit. Although the material is aimed primarily to elementary teenager students of public schools, I consider the content useful for young adults likewise. That being said, the ultimate goal in devising this coursebook was the presentation of a final project for the Diploma course conclusion, and for this reason has no commercial purposes and can only be reproduced with previous consent of the author.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Inglesapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCEIpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectCritical literacypt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleBringing differences to inside the classroom: the importance of social justice teachingpt_BR
dc.title.alternativeTrazendo as diferenças para dentro da sala de aula: a importância do ensino de justiça socialpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERSAOFINALENTREGA_2017.pdf4.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.