Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44699
Type: Dissertação
Title: Saberes de uma prisão incomum: o processo de trabalho de formadores em uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC
Authors: Renan Luiz Senra Barbosa
First Advisor: Fernando Selmar Rocha Fidalgo
First Referee: Walter Ernesto Ude Marques
Second Referee: Railander Quintão de Figueiredo
Abstract: A presente pesquisa analisa os processos de trabalho de formadores numa unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), sistema considerado paradoxal, uma vez que é referência na gestão comunitária de uma unidade de execução penal, e incomum, quando comparado ao sistema prisional convencional gerido pelo executivo estadual. Através da análise de conceitos, diretrizes e métodos utilizados para orientação e atuação dos atores educacionais, a quem chamamos formadores, pretendemos identificar suas contribuições para a educação integral investigando práticas educativas no contexto prisional. A alternativa metodológica escolhida é a pesquisa de caráter qualitativo com abordagem de estudo de caso e observação de campo, tendo como instrumentos de pesquisa entrevistas nos formatos de questionário e grupos focais. O referencial teórico perpassa autores como Paulo Freire, entre outros da atualidade, além do estudo a partir da legislação da Execução Penal e da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, no âmbito escolar e não escolar. Pretendeu-se compreender em que medida a atuação docente pode interagir com a educação emancipadora no referido cenário. No entanto, devido à pandemia do Coronavírus, foi necessária a readequação na metodologia proposta, de modo que foram realizadas entrevistas, questionários e encontros virtuais. A pesquisa tornou possível compreender como os formadores de uma unidade prisional incomum podem potencializar os benefícios da educação de jovens e adultos no contexto da educação escolar.
Abstract: This research analyzes the working process of trainers in a unit of the Association for Protection and Assistance to Convicts (APAC), a system which is referred as contradictory since it is a reference for community management of an unusual prison unit, comparing to conventional prison system managed by the State. Analyzing concepts, guidelines and methods employed for the orientation and practice of educational actors, whom we call trainers, the aim is to identify their contributions to integral education through investigations approaching educational practices in prisons. The proposed methodology is a qualitative research with a case study approach and field observation, conducting interviews through a questionnaire and focus groups as research instruments. The theoretical framework includes authors such as Paulo Freire, as well as more recent authors, besides the study based on the legislation on Criminal Execution Law and Youth and Adult Education in Brazil, applied in schools and in other settings. The purpose is to understand how teaching practices may interact with emancipatory education in this specific context. Considering the coronavirus pandemic, however an adaptation was done in the methodology proposed in order to carry out remote interviews and meetings. The research has made it possible to understand how trainers working in an unusual prison unit may enhance the benefits of youth and adult education in school environment.
Subject: Educação
Educação de adultos
Prisioneiros - Educação
Prisões - Educação
Prisões - Escolas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44699
Issue Date: 30-Nov-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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