Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Valéria Nhome Meireles Marinhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810359671989709pt_BR
dc.contributor.referee1Valéria Nhome Meireles Marinhopt_BR
dc.contributor.referee2Virginia Mascarenhas Nascimento Teixeirapt_BR
dc.creatorPriscilla Dos Santos Alvespt_BR
dc.date.accessioned2022-08-30T13:49:13Z-
dc.date.available2022-08-30T13:49:13Z-
dc.date.issued2015-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44701-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the educational strategies used by nurses for the prevention and reduction of morbidity and mortality of cervical cancer in Brazil, seeking evidence in the literature on effective educational strategies in the prevention of cervical cancer. Therefore an integrative literature review was performed. This study showed the importance of health education in cancer have context around the female universe. Health promotion actions are extremely important, since they involve women in the context of health-disease and focuses on self-care. In this study, it was found that the educational strategies used by nurses for cervical cancer prevention are widely diversified and need to be combined with each other, therefore, considering that there is no single, specific methodology, they must be adapted as the characteristics locoregional the target audience.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar as estratégias educativas utilizadas pelo enfermeiro para a prevenção e redução de morbimortalidade do câncer de colo uterino no Brasil, buscando evidências na literatura sobre as estratégias educativas eficazes na prevenção do câncer de colo uterino. Para tanto foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Esse estudo evidenciou a importância que a educação em saúde tem no contexto oncológico envolvendo o universo feminino. As ações de promoção da saúde são de extrema relevância, uma vez que envolvem a mulher no contexto da saúde-doença e enfoca o autocuidado. Neste estudo, foi possível constatar que as estratégias educativas utilizadas pelo enfermeiro para a prevenção de câncer do colo uterino são largamente diversificadas e necessitam ser combinadas entre si, pois, considerando-se que não há uma metodologia única e específica, elas devem ser adaptadas conforme as características loco-regionais do público alvo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeoplasias do colo do úteropt_BR
dc.subjectPrevenção de câncer de colo uterinopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherNeoplasias do Colo do Útero/prevenção & controlept_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherEnfermeiras e Enfermeirospt_BR
dc.subject.otherDissertação Acadêmicapt_BR
dc.titleEstratégias educativas utilizadas pelo enfermeiro para prevenção e redução da morbimortalidade do câncer do colo uterino no Brasilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILLA DOS SANTOS ALVES.pdf436.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.