Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44703
Type: Dissertação
Title: Utilização do ensino por investigação como recurso para aprendizagem sobre vacinas profiláticas e suas funcionalidades
Authors: Ubirajara Arcanjo Marques Junior
First Advisor: Paulina Maria Maia Barbosa
First Referee: José Eugênio Cortes Figueira
Second Referee: Jordana Grazziela Alves Coelho dos Reis
Abstract: A congruência entre as esferas educação e saúde é sempre muito importante para a melhoria das condições de vida das pessoas, pois favorece aprimoramento e reduz a ocorrência de enganos. Quando temas da saúde são trabalhados no universo escolar, o saber se torna prático, discutível e interpretativo como é necessário à ciência. Para a educação, a saúde é proeminente campo para percepção da realidade e de atividades problematizadoras, importando de sobremodo a todos. Esse trabalho lançou, de maneira instigante, o tema “Vacinas” a alunos de Biologia do Ensino Médio, correlacionando Epidemiologia com Ecologia Humana, incentivando o conhecimento da dinâmica do funcionamento das vacinas e sua ação profilática, sensibilizando e levando a inquietação relativa a paradoxal problemática social da disponibilização de diversas vacinas pelo sistema público de saúde em contrapartida a frequente hesitação no seu uso, estimulada por falsas notícias despejadas em redes sociais virtuais que nutrem medos e variadas angústias capazes de até mesmo ocasionarem movimentos antivacinas. Através de uma sequência didática permeada de diversas ações como o preenchimento de questionários fechados para análises, atividades de pesquisa e interpretação, construção de seminários e júri simulado, os alunos construíram o saber e mudaram muitas de suas prévias concepções por conhecimentos fundamentados pela ciência. Com essa fundamentação demonstrou-se evidente o aluno encorajado ao protagonismo com segurança na disseminação dos saberes em sua comunidade. A sequência mostrou-se dinâmica e facilmente aplicável, podendo ser adaptável a diversos outros temas, com possibilidade de surpreendentes resultados, verificáveis através da construção dos discursos e recorrentes debates.
Abstract: The congruence between the education and health spheres is always very important for the improvement of people's living conditions, as it favors improvement and reduces the occurrence of mistakes. When health issues are worked on in the school universe, knowledge becomes practical, debatable and interpretive as is necessary for science. For education, health is a prominent field for the perception of reality and problematizing activities, especially for everyone. This work launched the theme “Vaccines” in an instigating way to high school biology students, correlating Epidemiology with Human Ecology, encouraging the knowledge of the dynamics of the functioning of vaccines and their prophylactic action, raising awareness and leading to concerns regarding the paradoxical social problem of availability of several vaccines by the public health system in return for the frequent hesitation in their use, stimulated by false news poured into virtual social networks that nourish fears and various anxieties capable of even causing anti-vaccine movements. Through a didactic sequence permeated by several actions such as filling out closed questionnaires for analysis, research and interpretation activities, building seminars and a simulated jury, students built knowledge and changed many of their previous conceptions for knowledge based on science. With this foundation, it was evident that the student was encouraged to safely lead the way in the dissemination of knowledge in his community. The sequence proved to be dynamic and easily applicable, being able to be adaptable to several other themes, with the possibility of surprising results, verifiable through the construction of speeches and recurring debates.
Subject: Ensino - Biologia
Epidemiologia
Prevenção de doenças
Movimento contra vacinação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44703
Issue Date: 29-Oct-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROFBIO - Trabalho de Conclusão de Mestrado - Ubirajara Arcanjo Marques Junior.pdfPROFBIO - Dissertação de Mestrado - Ubirajara Arcanjo Marques Junior3.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.