Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44709
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A interferência de fatores biopsicossociais no processo de aprendizagem e na construção do conhecimento em pessoas adultas
Autor(es): Virginia Rubatino
Primeiro Orientador: Anézia Moreira Faria Madeira
Primeiro membro da banca : Anézia Moreira Faria Madeira
Segundo membro da banca: Lenice de Castro Mendes Villela
Resumo: Trata-se de revisão integrativa da literatura que tem como objetivo identificar os fatores biopsicossociais que interferem no processo de aprendizagem e construção do conhecimento de pessoas adultas. A busca de artigos foi feita nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a partir das palavras chaves “adulto jovem” e “aprendizagem”; “aprendizado” e “adulto”; “aprendizagem”, “educação e adulto”; “conhecimento”, “neurociências”; “aprendizado”; “aprendizado ativo”, escritos em português e publicados entre 2010 e 2015. A amostra foi constituída por cinco publicações que atenderam à temática e ao objetivo do estudo. O trabalho aponta para o fato de que os elementos presentes nos processos de aprendizagem de crianças se aplicam aos mesmos processos nos adultos. As diferenças ficam a cargo das competências que serão desenvolvidas ao final do processo de aprendizagem. Tais competências dizem respeito aos objetivos dessa aprendizagem, ou seja, atender às necessidades do adulto.
Abstract: The present study consists of an integrative literarure review and aims to identify the biopsychosocial factors which may intervene in the learning process either in the knowledge construction of adult people. From the Virtual Health Library, the articles were searched using the following keywords: “young adult” plus “learning”; “learning” plus “adult”; “learning”, “education and adult”; “knowledge”, “neurosciences ”; “apprenticeship”; “active learning”, written in Portuguese, articles must have published during 2010 to 2015. The sample consists of five publications that have the same theme and purpose of the present study. The work points towards the fact that the elements present in the children learning processes are applicable to the adult learning processes. The differences are in charge of the skills that will be developed at the end of the learning process. These skills relate to the objectives of this learning, the needs of adulthood.
Assunto: Adulto
Aprendizagem
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44709
Data do documento: 23-Out-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VIRGÍNIA RUBATINO.pdf364.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.